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Política dos recursos educacionais abertos em questão: autoria, formação docente e cultura digital

Processo: 13/27046-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2014 - 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Ana Silvia Couto de Abreu
Beneficiário:Ana Silvia Couto de Abreu
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/10687-9 - Tecnologia enquanto prática formativa, BP.TT
Assunto(s):Cultura digital  Autoria  Análise do discurso  Políticas públicas  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquivo | Autoria | Discurso | formação docente | Politicas Públicas | Recursos Educacionais Abertos | Análise de Discurso

Resumo

Questões de linguagem e de formação de professores, situadas no campo das reflexões sobre autoria em tempos de Internet, assim como posições de atores sociais na configuração de políticas públicas, em uma sociedade marcada pelo digital, são temáticas que constituem linhas de estudo e pesquisa do grupo de pesquisas Discursos na Rede. No presente projeto, em uma perspectiva discursiva, inscrita na filiação da Análise de Discurso francesa e da História Cultural, buscaremos compreender o funcionamento discursivo dos Recursos Educacionais Abertos (REA), tendo como foco seus efeitos potenciais de desestabilização dos sentidos de material didático, formação e atuação docente, acesso a bens culturais, processos de autoria, bem como seus efeitos enquanto configuração de uma política pública cultural e educacional pautada nos princípios da colaboração e da abertura. Tomaremos como corpus: a) vinte projetos/ repositórios brasileiros com recursos educacionais abertos; b) um conjunto legal (projetos de lei e decreto), em tramitação nos âmbitos federal, estadual e municipal, bem como a Declaração REA Paris 2012; c) as edições da Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto; d)o site http://rea.net.br; e)o site http://otp.unesco-ci.org/.Trataremos os textos-documentos como discursos que são partes de processos mais abrangentes, em que funcionam injunções de natureza ideológica. Assim, na análise da formulação do corpus, cabe gerar uma compreensão do que significa, em termos de política cultural e educacional, a produção e a circulação de recursos educacionais abertos, impressos e virtuais. O trabalho teórico-metodológico terá como categorias centrais: autoria, materialidade, arquivo, acontecimento e metáfora, nos sentidos trazidos por Pêcheux e Chartier. Os resultados serão disponibilizados em diversos formatos no Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Autoria - LEIA. (AU)

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