Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades interfaciais de asfaltenos do petróleo na presença de surfactantes etoxilados convencionais e álcoois intermediários

Processo: 13/25880-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2014 - 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Ronaldo Gonçalves dos Santos
Beneficiário:Ronaldo Gonçalves dos Santos
Instituição-sede: Campus de São Bernardo do Campo. Centro Universitário da FEI (UNIFEI). Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI). São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Assunto(s):Coloides  Petróleo  Asfaltenos  Surfactantes  Tensão interfacial 

Resumo

Asfaltenos constituem a fração do petróleo composta por estruturas macromoleculares complexas e com maior atividade interfacial. Esta fração tem sido vastamente investigada com relação as suas características coloidais, devido aos seus efeitos, sobretudo, na formação e estabilização de emulsões e espumas, inversão de molhabilidade e deposição e adesão de sólidos sobre superfícies. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar as propriedades superficiais e interfaciais de asfaltenos extraídos do petróleo, em sistemas óleo/água contendo surfactantes etoxilados convencionais e álcoois intermediários. A principal motivação para a investigação destes sistemas tem sido os proeminentes resultados encontrados em estudos prévios realizados pelo autor proponente deste projeto, onde álcoois intermediários exibiram forte influência sob a formulação e as propriedades de emulsões óleo/água formuladas com misturas de surfactantes etoxilados. Os resultados destes estudos identificaram a ocorrência dos fenômenos anômalos de segregação de fase e formação de uma camada fluida de baixa viscosidade, conhecida como oil-depleted layer, durante o escoamento reométrico estacionário destas emulsões. A existência de uma camada fluida de baixa viscosidade implica na redução da energia requerida ao bombeamento, apontando benefícios econômicos para a indústria do petróleo. A metodologia experimental inclui a extração e caracterização de asfaltenos, sua solubilização em solventes orgânicos e investigação de propriedades de filmes interfaciais contendo asfaltenos através de medidas experimentais de tensão superficial e interfacial, pressão do filme e potencial superficial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, RAPHAEL G.; MARTINS, LILIAN S.; SANTOS, RONALDO G. Effects of Short-Chain n-Alcohols on the Properties of Asphaltenes at Toluene/Air and Toluene/Water Interfaces. COLLOIDS AND INTERFACES, v. 2, n. 2 JUN 2018. Citações Web of Science: 1.
KABBACH, CLARA BOTARELLI; DOS SANTOS, RONALDO GONCALVES. Effects of pH and Temperature on the Phase Behavior and Properties of Asphaltene Liquid Films. ENERGY & FUELS, v. 32, n. 3, p. 2811-2818, MAR 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.