Busca avançada
Ano de início
Entree

The invention of "Blue Gold": from grassroots mobilizations for water to the internationalization of environmental policies: a multilevel analysis

Processo: 13/50537-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2014 - 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Urbana
Convênio/Acordo: ANR - SOC&ENV
Pesquisador responsável:Pedro Roberto Jacobi
Beneficiário:Pedro Roberto Jacobi
Pesq. responsável no exterior: Franck Poupeau
Instituição no exterior: Institut des Sciences Humaines et Sociales (INSHS), França
Instituição no exterior: Institut Ecologie et Environnement (INEE), França
Instituição-sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):14/50329-1 - Water governance in touristic areas cases of study: mature destination (Costa Brava, Spain) vs non-consolidated destination (litoral norte de São Paulo, Brazil), AP.R
Assunto(s):Sociologia ambiental  Planejamento hídrico  Valor da água 

Resumo

A água é o recurso mais cobiçado de hoje e do amanhã. Os observadores concordam que os conflitos ambientais em tomo da gestão da água tendem a endurecer e implicam riscos pela estabilidade social e política das cidades superpovoadas, tanto no Sul quanto no Norte. Nas tendências preocupantes incluem-se recorrentes secas e inundações, uma crescente volatilidade na disponibilidade do recurso, o derretimento das geleiras, e a contaminação devido à poluição industrial, a agricultura intensiva e à falta de saneamento adequado. O projeto BLUEGRASS procura entender melhor a lógica da evolução de conflitos pela água em um contexto de novos desafios ambientais. Ele o fará, em particular, através da análise da exportação do "modelo francês" em suas duas dimensões básicas (ou seja, um foco na gestão a nível das bacias hidrográficas, e a promoção do setor privado a fim de lidar com desafios ambientais) nas Américas. A pesquisa se focará na maneira em que os problemas ambientais são socialmente percebidos e construídos, mas também estrategicamente apropriados por uma ampla gama de atores. Os estudos de caso incluirão cidades e seus arredores rurais no Oeste dos Estados Unidos, México, Colômbia, Bolívia e Brasil. Este projeto comparativo procura destacar a interação entre várias coligações multi-nível, pela análise da fabricação de um modelo global, das diferentes reações nacionais a esse modelo, e dos conflitos pela água no nível local. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEANDRO LUIZ GIATTI; PEDRO ROBERTO JACOBI; ANA KARINA MERLIN DO IMPERIO FAVARO; VANESSA LUCENA EMPINOTTI. O nexo água, energia e alimentos no contexto da Metrópole Paulista. Estudos avançados, v. 30, n. 88, p. 43-61, Dez. 2016.
VANESSA LUCENA EMPINOTTI; PEDRO ROBERTO JACOBI; ANA PAULA FRACALANZA. Transparência e a governança das águas. Estudos avançados, v. 30, n. 88, p. 63-75, Dez. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.