Auxílio à pesquisa 13/24841-4 - Lamiaceae, Hyptis - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial químico e farmacológico de extratos de Hyptis Jacq. (Lamiaceae)

Processo: 13/24841-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Cláudia Maria Furlan
Beneficiário:Cláudia Maria Furlan
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:João Henrique Ghilardi Lago
Assunto(s):Lamiaceae  Hyptis  Plantas medicinais  Antioxidantes  Flavonoides  Iridoides  Anti-HIV  Anti-infecciosos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antividade antimicrobiana | ativiadade anti-HIV1 | atividade antioxidante | flavonóides | iridoides | Fitoquímica

Resumo

Lamiaceae é uma família botânica com distribuição cosmopolita que inclui cerca de 300 gêneros e 7500 espécies. As plantas dessa família são, geralmente, herbáceas e arbustivas, sendo menos frequente o porte arbóreo. São muito conhecidas por seus constituintes aromáticos, e seus óleos voláteis são objeto de interesse econômico para uso medicinal, cosmético e alimentício. Hyptis Jacq., com cerca de 144 espécies, ocorre nas regiões tropicais e subtropicais, desde a América do Norte ao Caribe e ao Sul até a Argentina. Espécies de Hyptis são conhecidas por serem usadas na medicina popular para o tratamento de diversas doenças, como gripe e constipação (H. fruticosa); doenças respiratórias (H. macrostachys); perturbações estomacais e intestinais (H. martiusii); cólica e doenças hepáticas (H. pectinata); perturbações nasais e auriculares (H. umbrosa); e para combater febre (H. suaveolens). Para o gênero já foi reportada a presença de alcaloides, terpenoides, flavonoides e saponinas. Hyptis lacustris A.St.-Hil ex Benth., Hyptis lappulacea Mart. ex Benth., Hyptis multibracteata Benth. e Hyptis radicans (Pohl) Harley & Pastore, em um estudo preliminar, apresentaram extratos com um alto potencial antioxidante e alta atividade de inibição da transcriptase reversa (anti-HIV). Entretanto, pouco se avançou em relação à constituição química dessas espécies com relação ao isolamento das substâncias responsáveis por essas atividades biológicas. Este projeto propicia a oportunidade de descrição de novas substâncias com potencial farmacológico e traz, ainda, um caráter multidisciplinar, com a interação das áreas de química, biologia e farmacologia. A presente proposta conta com o formal envolvimento de graduandos, mestrandos e doutorandos e tem por objetivo maior consolidar a linha de pesquisa de prospecção de substâncias de origem vegetal pela proponente, recém-contratada pela Universidade de São Paulo. Como objetivos específicos, esta proposta contribuirá para ampliar o conhecimento sobre a composição química de metabólitos secundários desse gênero com relação ao potencial antioxidante, antimicrobiano e anti-HIV de diferentes extratos, frações e sub-frações. Além de fornecer informações químicas sobre espécies pertencentes à seção Peltodon de ocorrência nos biomas cerrado e mata atlântica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEDANO-PARTIDA, MARTHA DALILA; DOS SANTOS, KATIA PEREIRA; SALA-CARVALHO, WILTON RICARDO; SILVA-LUZ, CINTIA LUIZA; FURLAN, CLAUDIA M.. A review of the phytochemical profiling and biological activities of Hyptis Jacq.: a Brazilian native genus of Lamiaceae. Rev. bras. Bot., v. 43, n. 1, p. 213-228, . (13/24841-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: