Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de nanobiomateriais na prevenção da erosão dental

Processo: 13/11192-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2014 - 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Luís Eduardo Silva Soares
Beneficiário:Luís Eduardo Silva Soares
Instituição-sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados:Anderson de Oliveira Lobo
Assunto(s):Materiais nanoestruturados  Nanotubos de carbono  Hidroxiapatita  Flúor  Dentina  Erosão dentária 

Resumo

Os objetivos deste projeto concentram-se na avaliação por microfluorescência de raios-X por energia dispersiva (µ-EDXRF), espectroscopia FT-Raman e microscopia eletrônica de varredura (MEV), da aplicabilidade de compósitos de Nanotubos de Carbono/grafeno (CNTs/Grafeno) e de associações com a nanohidroxiapatita (nHAp) e o flúor gel (FG) na dentina radicular como materiais de proteção frente à erosão ácida. A aplicação de técnicas de análise não-destrutivas para o estudo da utilização de CNTs em Odontologia é importante, pois o crescente desenvolvimento de novos materiais odontológicos e de novos biomateriais abre portas para pesquisas em busca do desenvolvimento de nanobiomateriais com propriedades bioativas como a mineralização ou a proteção da estrutura dental em processos erosivos. Serão utilizadas 35 amostras de dentina radicular bovina divididas em sete grupos experimentais: G1 - saliva artificial (Controle), G2 - flúor fosfato acidulado em gel (FG), G3 - nHAp, G4 - compósito CNTs/Grafeno, G5 - FG + nHAp, G6 - FG + compósito CNTs/Grafeno e G7 - FG + compósito CNTs/Grafeno/nHAp. As amostras serão submetidas à ciclagem erosiva em suco de laranja em protocolo já estabelecido bem como ao processo de escovação simulada. Antes e após as etapas de erosão/abrasão as amostras serão avaliadas pelas três técnicas analíticas. Os mapeamentos por µ-EDXRF irão permitir a quantificação dos elementos cálcio e fósforo pela superfície da dentina. A técnica também irá indicar se houve a formação de algum composto bem como se há uma distribuição homogênea ou não. Os componentes inorgânicos e orgânicos da dentina e dos biomateriais serão avaliados por espectroscopia FT-Raman. A morfologia da dentina será avaliada por MEV. Com os dados obtidos será possível uma avaliação da influência do FG associado ou não com o compósito CNTs/Garfeno e a nHAp no processo de erosão causado por bebida ácida. Também será possível elucidar a viabilidade da aplicação compósito CNTs/Garfeno e suas associações com FG e nHAp como novos biomateriais em Odontologia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA SOARES, LUIS EDUARDO; NAHORNY, SIDNEI; BRAGA, VIVIAN DE FARIA; MARCIANO, FERNANDA ROBERTA; BHATTACHARJEE, TANMOY T.; LOBO, ANDERSON OLIVEIRA. Raman spectroscopy-multivariate analysis related to morphological surface features on nanomaterials applied for dentin coverage. SPECTROCHIMICA ACTA PART A-MOLECULAR AND BIOMOLECULAR SPECTROSCOPY, v. 228, MAR 5 2020. Citações Web of Science: 0.
NAHORNY, SIDNEI; ZANIN, HUDSON; CHRISTINO, VINIE ABREU; MARCIANO, FERNANDA ROBERTA; OLIVEIRA LOBO, ANDERSON; SILVA SOARES, LUIS EDUARDO. Multi-walled carbon nanotubes/graphene oxide hybrid and nanohydroxyapatite composite: A novel coating to prevent dentin erosion. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 79, p. 199-208, OCT 1 2017. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.