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Estudo conceitual de um motor avançado a etanol

Processo: 13/50238-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - Centros de Pesquisa em Engenharia
Vigência: 01 de novembro de 2014 - 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Convênio/Acordo: Peugeot Citroën
Pesquisador responsável:Francisco Emílio Baccaro Nigro
Beneficiário:Francisco Emílio Baccaro Nigro
Instituição Sede: Escola de Engenharia Mauá (EEM). Instituto Mauá de Tecnologia. São Caetano do Sul , SP, Brasil
Empresa Sede: Peugeot Citroën do Brasil Automóveis Ltda
Pesquisadores principais:
( Últimos )
Guenther Carlos Krieger Filho ; Janito Vaqueiro Ferreira ; Marco Lucio Bittencourt ; Pedro Teixeira Lacava
Pesquisadores principais:
( Antigos )
Celso Argachoy ; Francisco Emílio Baccaro Nigro
Auxílios(s) vinculado(s):21/03683-8 - Equipamento multiusuário concedido no processo 2013/50238-3: Câmera de Alta Velocidade, AP.EMU
21/00758-7 - Equipamento multiusuário concedido no processo 2013/50238-3: Sistema de Condicionamento e Medição de Consumo de Combustível, AP.EMU
21/00759-3 - Equipamento Multiusuário concedido no processo 2013/50238-3: Bancada de Emissões Gasosas, AP.EMU
Bolsa(s) vinculada(s):21/01746-2 - Análise experimental e medição das interações turbulentas em spray de etanol, BP.MS
17/21733-7 - Estudo conceitual de um motor avançado a etanol PSA/FAPESP, BP.PD
16/14073-8 - Desenvolvimento de um protótipo de um motor de combustão interna de ignição por centelha com taxa de compressão e cilindrada variáveis, BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 16/06043-1 - Estudo conceitual de um motor com cilindrada e taxa de compressão ajustáveis, BP.DD
15/24187-8 - Estudo de um modelo computacional para prever a ocorrência da detonação de um motor avançado a etanol, BP.MS
15/20801-3 - Estudo do funcionamento de um motor de combustão interna, alimentado por etanol, com adição de água a câmera de combustão, BP.DR
15/16470-1 - Texturização virtual de mancais de virabrequins leves, BP.MS
15/17041-7 - Modelos de simulação de formação de poluentes (CO, NOx e HC) em motores a etanol, BP.MS
15/10310-2 - Análise de fadiga numérica e experimental de virabrequins leves, BP.MS
15/03170-0 - Estudo do desempenho de um motor a etanol fortemente carregado empregando EGR para redução de emissões de NOx e controle de detonação, BP.DR - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Motores de combustão interna  Motor bicombustível  Biocombustíveis  Etanol  Bioenergia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao De Misturas Ar-Etanol | Uso De Biocombustiveis

Resumo

A proposta de criação do CPE "Prof. Urbano Ernesto Stumpf" é motivada pela necessidade de criação de um "locus" onde pesquisas de ponta e multidisciplinares associadas ao uso de biocombustíveis em motores possa se desenvolver e ganhar, um padrão de qualidade que coloque o Brasil na vanguarda do conhecimento tecnológico nessa área. Com essa perspectiva, grupos de pesquisadores da UNICAMP, do ITA, da Poli/USP e do IMT uniram esforços e apresentam esta Proposta. Os temas a abordar vão desde pesquisas em fenomenologia básica da formação e evolução de sprays de etanol e de sua combustão, até arquiteturas do conjunto propulsor/veículo, passando por tribologia, mecânica de fluidos, termodinâmica, transmissão de calor, projeto mecânico de componentes, análise de vibrações uso de sensores, atuadores e controle. São temas simultaneamente tão diversos e interligados, que apenas um "pool" articulado de grupos de pesquisa com diferentes competências pode levar a cabo os objetivos e desafios colocados. Esta Proposta utiliza o conceito de "projeto estruturante". Assim, o Plano de Pesquisa para os primeiros quatro anos de existência do CPE é intitulado "Estudo conceitual de um motor avançado a etanol" e explorará as especificidades e características positivas do etanol como combustível. Assim, a maior resistência do etanol à detonação e seu maior calor latente de vaporização serão explorados por meio de técnicas de "downsizing" e "downspeeding", incluindo turbo-alimentação, recirculação de gases residuais (EGR), variação no teor de água presente no etanol, redução de peso de componentes, reduções de atrito e operação com elevadas pressões médias efetivas. O resultado esperado é uma proposta conceitual de motor a etanol que apresente melhor desempenho e simultaneamente maior eficiência. Para atingir tal meta, serão combinados métodos experimentais, de simulação e modelagem, bem como realizados estudos de fenomenologia básica da combustão do etanol, a partir da expertise de cada Instituição. Embora seja considerada fundamental a existência de um projeto estruturante de longo prazo, o CPE não deve restringir apenas a ele. É necessário buscar novos projetos, incorporar outras empresas, outros grupos de pesquisa e outras fontes de financiamento além da FAPESP - PCBA desde o início de suas atividades. Outros projetos podem vir a convergir para o projeto central, ou podem mesmo constituir "soluções parciais" a serem incorporadas com maior celeridade pela indústria em motores flex-fuel "convencionais". Para tanto, o Centro deverá estabelecer contatos e colaborações com outras Instituições brasileiras e internacionais que atuam na área de motores de combustão interna. É este caráter genérico e amplo que distingue a proposta de criação do CPE de um Projeto Temático. (AU)

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Publicações científicas (18)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
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CUNHA GALEAZZO, FLAVIO CESAR; FUKUMASU, NEWTON KIYOSHI; DENEV, JORDAN ASENOV; WEIS, CHRISTOF; HABISREUTHER, PETER; KRIEGER FILHO, GUENTHER CARLOS. Change in Flame Geometry of an Ethanol Spray Flame by Varying the Spray Characteristics. COMBUSTION SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 191, n. 9, . (13/50238-3, 13/02940-0)
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