Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de características ligadas ao balanço energético e suas associações com características produtivas e reprodutivas em primíparas da raça Gir leiteiro

Resumo

Esta proposta tem por objetivo as características ligadas ao balanço energético, qualidade do leite e reprodução de 25 primíparas da raça Gir leiteiro sob as condições de uma prova de desempenho em pasto. Serão anotadas as informações de pesos corporais, espessura de gordura subcutânea e escores de condição corporal das vacas antes do parto, ao parto e durante a lactação, mensalmente. Além disso, serão coletadas amostras de leite, mensalmente para as análises laboratoriais de constituintes do leite, contagem de células somáticas, dosagem de ácidos graxos saturados e insaturados e lactoferrina no leite. A dosagem de progesterona no leite será analisada para detectar o início da atividade luteal das vacas após o parto, sendo coletadas amostras de leite cinco dias após o parto, duas vezes por semana, até o primeiro cio das vacas. Serão anotadas as informações adicionais de primeiro cio após o parto e data da primeira cobertura, bem como a data da concepção da vaca. As análises laboratoriais serão realizadas no Laboratório de Fisiologia Animal da USP - Pirassununga e no Laboratório Innovare de Biomarcadores, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) /Unicamp. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UJITA, ASKA; NEGRAO, JOAO ALBERTO; VERCESI FILHO, ANIBAL EUGENIO; FERNANDES, ANDRE RABELO; EL FARO, LENIRA. Milk lactoferrin and milk constituents in dairy Gyr heifers. LIVESTOCK SCIENCE, v. 226, p. 87-92, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.