Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da interdisciplinaridade na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores em formação inicial: o caso da UFABC

Processo: 14/00211-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2014 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal
Beneficiário:Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos interdisciplinares  Pedagogia  Licenciatura  Química 

Resumo

Atualmente, considerável atenção tem sido dedicada à interdisciplinaridade como um importante fator a ser incorporado na abordagem de conteúdos em sala de aula, tornando os processos de ensino e aprendizagem mais relevantes e significativos. Mudanças curriculares nos cursos de licenciatura das IES têm sido propostas visando uma formação mais integrada do egresso no que se refere aos conteúdos específicos de sua área de atuação. Entretanto, o domínio do conteúdo específico é apenas parte dos requisitos a serem considerados na formação docente devendo ser considerados o conhecimento pedagógico e o conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK, do inglês Pedagogical Content Knowledge), sendo que este último representa o conhecimento que os professores utilizam no processo de ensino. Neste projeto propomos a investigação dos indícios do PCK de licenciandos em Química durante as disciplinas de Estágio Supervisionado e/ou Práticas de Ensino de Química da Universidade Federal do ABC, cuja proposta curricular tem a interdisciplinaridade como eixo central. Nossos dados serão baseados nos materiais produzidos pelos licenciandos durante as disciplinas (planos de aula, planejamentos, avaliações e diários de bordo), aplicação de questionários, registros audiovisuais de suas aulas, entrevistas semiestruturadas, reflexão estimulada e preenchimento do instrumento Representação de Conteúdo - CoRe. Todos os dados serão integralmente transcritos e analisados segundo as categorias do PCK propostas por Rollnick et al. (2008). Além disso, será estudada a construção dos significados de alguns conteúdos químicos considerando a interação entre os licenciandos e seus alunos por intermédio da ferramenta de interações discursivas proposta por Mortimer (2002). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GASTALDO, BRUNNO CARVALHO; HOMEM-DE-MELLO, PAULA; LEAL, SERGIO HENRIQUE. THE EFFECT OF TEACHER INSTRUCTIONS ON PRE-SERVICE TEACHER'S DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE. PROBLEMS OF EDUCATION IN THE 21ST CENTURY, v. 73, p. 45-61, 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.