Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão sistemática da literatura e metanálise com elaboração de modelos matemáticos para formulação não linear de ração para frangos de corte e poedeiras comerciais

Resumo

Este projeto terá por objetivo elaborar revisões sistemáticas da literatura e metanálise com elaboração de modelos matemáticos para estimar as exigências nutricionais (energia metabolizável, proteína bruta, metionina, lisina, treonina, triptofano, valina, cálcio, fósforo disponível e sódio) para frangos de corte e poedeiras comerciais. Esses modelos serão utilizados para formular rações por procedimentos não lineares, ou seja, rações de máximo lucro ao invés de rações de custo mínimo. Para revisão sistemática será adotada a metodologia proposta por CASTRO et al. (2002) e aos dados coletados serão ajustados modelos de superfície de resposta (FREUND & LITTELL, 2000). Nesses modelos serão adotadas como variáveis independentes os nutrientes mencionados anteriormente e a idade, a temperatura ambiente, a densidade de alojamento e sexo. As variáveis dependentes serão aquelas utilizadas para calcular o lucro, tais como consumo de ração, peso corporal, produção de ovos, conversão alimentar, entre outras. Será elaborado um programa de formulação não linear de ração no programa Excel® com auxílio do suplemento Solver® e das equações geradas no estudo. Esse programa de formulação determinará os níveis nutricionais e a ração de lucro máximo para diferentes cenários de mercado. Para elaboração desse programa serão utilizados os princípios estabelecidos por GUEVARA (2004). Esse programa será disponibilizado gratuitamente aos interessados. Serão conduzidos dois experimentos para comparação da formulação não linear de ração (lucro máximo) com a formulação linear de ração (custo mínimo), sendo um para frangos de corte e outro para poedeiras comerciais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TW ALMEIDA; AL SILVA; AP SACCOMANI; JA MUÑOZ; RT SILVA; NV FRANCA; DE FARIA; DE FARIA FILHO. Performance and Egg Quality of Commercial Laying Hens Fed Diets Formulated Using Non-Linear Programming. Brazilian Journal of Poultry Science, v. 21, n. 3, p. -, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.