Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento de níveis freáticos no Sistema Aquífero Bauru em área de conservação em Águas de Santa Bárbara, SP

Processo: 14/04524-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2014 - 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Rodrigo Lilla Manzione
Beneficiário:Rodrigo Lilla Manzione
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/20797-3 - Elaboração do banco de dados digital da área de monitoramento hidro-climático da Estação Ecológica de Águas de Santa Bárbara/SP, BP.TT
Assunto(s):Hidrologia  Aquíferos  Nascentes  Águas subterrâneas  Recursos hídricos  Análise de séries temporais  Monitoramento ambiental 

Resumo

O verão de 20013/2014 foi um dos mais secos dos últimos 25 anos no Estado de São Paulo. Isso traz efeitos diretos no ciclo hidrológico, diminuindo a recarga dos aquíferos e a produção de água de nascentes, contribuindo ainda mais para o quadro de escassez hídrica. Paralela a diminuição da oferta tem-se o aumento da demanda, seja pelo setor doméstico, industrial ou agrícola. O objetivo desse projeto é monitorar as oscilações dos níveis freáticos do Sistema Aquífero Bauru (SAB) em uma área de proteção em Águas de Santa Bárbara/SP. As bacias dos Ribeirões do Bugre, Passarinho e Santana possuem suas cabeceiras localizada nos limites da Estação Ecológica de Santa Bárbara, estando inseridas sobre sedimentos da Formação Adamantina do Grupo Bauru. Essas bacias são importantes contribuintes do Rio Pardo, principal manancial da UGRHI-17 (Médio Paranapanema) e apresentam sérios problemas quanto a degradação do seu curso, comprometendo não só a qualidade da água como também diminuindo a produção de água na bacia a longo prazo. Espera-se com a implantação de uma infraestrutura básica de monitoramento hidro-climatológico verificar os efeitos da precipitação acumulada no ano hidrológico de 2014/15, na disponibilidade hídrica e no comportamento do SAB usando um modelo autoregressivo de séries temporais, o que permite separar o efeito de eventos atípicos de chuvas de tendências temporais sobre os níveis de água subterrânea. (AU)

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA SILVA, CESAR DE OLIVEIRA; MANZIONE, RODRIGO LILLA; ALBUQUERQUE FILHO, JOSE LUIZ. Combining remotely sensed actual evapotranspiration and GIS analysis for groundwater level modeling. ENVIRONMENTAL EARTH SCIENCES, v. 78, n. 15 AUG 2019. Citações Web of Science: 1.
MANZIONE, RODRIGO LILLA. Physical-based time series model applied on water table depths dynamics characteristics simulation. RBRH-REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HIDRICOS, v. 23, 2017. Citações Web of Science: 0.
SANTAROSA, LUCAS VITURI; MANZIONE, RODRIGO LILLA. Soil variables as auxiliary information in spatial prediction of shallow water table levels for estimating recovered water volume. RBRH-REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HIDRICOS, v. 23, 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.