Busca avançada
Ano de início
Entree

Epidemiologia dos transtornos mentais em uma área definida de captação, Hospital das Clínicas da FMUSP e Faculdade de Saúde Pública da USP

Processo: 93/00501-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de março de 1994 - 28 de fevereiro de 1998
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Ruy Laurenti
Beneficiário:Ruy Laurenti
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):97/07226-0 - Prevalence of mental disorders in an epidemiological catchment area inthe City of São Paulo, Brazil, AR.EXT
96/05812-6 - Lifetime prevalence of mental disorders in a catchment area in São Paulo-Brazil, AR.EXT
95/00598-3 - Use of scan in comparison to CIDI in a catchment area in São Paulo-Brazil, AR.EXT
Assunto(s):Transtornos mentais 

Resumo

O Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP e o Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP vêm realizando um estudo transversal para determinar a prevalência de transtornos mentais em parte da área de captação do Hospital das Clínicas da FMUSP. A intenção é criar uma área de captação que funcione como referência ao Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP. Foram entrevistados 1464 indivíduos com 18 anos ou mais, selecionados a partir de uma população de 91.276 habitantes. Entrevistadores leigos realizaram entrevistas nos domicílios selecionados utilizando o questionário CIDI versão 1.1 (Composite International Diagnostic Interview), que fornece prevalências de transtornos mentais de acordo com o CID-10 e DSM-IIIR. Uma subamostra de aproximadamente 400 indivíduos, com 30% de negativos pelo CIDI e todos os positivos, estão sendo reavaliados clinicamente por uma equipe de médicos psiquiatras utilizando uma entrevista semi-estruturada para reavaliação clínica (SCAN versão 2 -Schedule for Clinical Assessment in Neuropsychiatry). Uma Oversampling das faixas etária 18 a 25 anos e 60 anos ou mais foi realizada para aumentar a probabilidade de detectar casos de psicoses em jovens e morbidade em idosos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVEIRA, CAMILA MAGALHÃES; WANG, YUAN-PANG; ANDRADE, ARTHUR G.; ANDRADE, LAURA H. Heavy episodic drinking in the São Paulo epidemiologic catchment area study in Brazil: gender and sociodemographic correlates. Journal of Studies on Alcohol and Drugs, v. 68, n. 1, p. 18-27, Jan. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.