Busca avançada
Ano de início
Entree

Dicionário português-inglês de verbos para estudantes brasileiros: ênfase nas necessidades dos alunos e na contrastividade das línguas

Processo: 14/02068-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2014 - 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Regiani Aparecida Santos Zacarias
Beneficiário:Regiani Aparecida Santos Zacarias
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Lexicografia  Dicionários bilíngues  Aprendizagem de língua estrangeira 

Resumo

Este trabalho situa-se no campo da Linguística Aplicada, mais especificamente no campo da Lexicologia e da Lexicografia Bilíngue Pedagógica português-inglês. Nosso objetivo é elaborar o Dicionário de Verbos Português-Inglês para estudantes Brasileiros online, com informações que atendam às necessidades do consulente aprendiz. Quanto à metodologia é uma pesquisa de aplicação, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, uma vez que analisa verbetes e apresenta a descrição de verbetes em novo parâmetro. A motivação para esta pesquisa surgiu com a conclusão da tese de doutoramento da pesquisadora responsável e de um estudo realizado em visita à Universidade da Flórida em Gainesville, USA durante o período em que a pesquisadora foi professora visitante Fulbright no Santa Fe College, na mesma cidade. Espera-se que esta proposta dê início ao extenso trabalho de elaboração do Dicionário de Verbos Português-Inglês para estudantes Brasileiros e que sirva de motivação para a continuidade dos trabalhos. Espera-se concluir o referido dicionário em 2017. (AU)