Busca avançada
Ano de início
Entree

Técnicas de Luz Síncrotron sob condições extremas

Processo: 13/22436-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de abril de 2014 - 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Narcizo Marques de Souza Neto
Beneficiário:Narcizo Marques de Souza Neto
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):14/05480-3 - EMU concedido no processo 2013/22436-5: instalação para experimentos em altas pressões, AP.EMU
Bolsa(s) vinculada(s):18/22883-5 - Fases não convencionais de compostos actinídeos sob condições extremas, BP.PD
14/26450-5 - Magnetismo orbital em perovskitas dublas sob condições extremas por técnicas de radiação síncrotron, BP.PD
14/26620-8 - Lâmina 1/4 de onda de Raios X para dicroísmo magnético, BP.IC
Assunto(s):Magnetismo  Radiação síncrotron  Alta pressão  Alta temperatura  Campo magnético 

Resumo

O projeto aqui descrito pretende nuclear um novo grupo de pesquisa em experimentos de luz síncrotron sob altas pressões, temperaturas e campos magnéticos, único no Brasil, que potencialmente se tornará referência internacional na pesquisa de materiais sob condições extremas. Esse projeto se enquadra na estratégia de desenvolver estações experimentais no estado da arte na atual fonte de luz síncrotron e que possam ser levadas sem nenhuma modificação para a nova fonte de luz síncrotron em fase de construção. Em particular, a possibilidade de estudar qualquer tipo de material (magnéticos, supercondutores, geológicos, biológicos, entre outros) sob condições extremas de pressão, campo magnético e temperatura com instrumentações versáteis serão cruciais para fomentar de maneira ampla a pesquisa em ciência dos materiais na atual e futura fontes de luz síncrotron do LNLS. Dentre os principais desenvolvimentos científicos e técnicos aqui propostos estão: a implementação de um sistema de lâmina de ¼ de onda de raios X de forma inovadora no mundo para experimentos de dicroísmo magnético para sondar propriedades eletrônicas de materiais actinídeos e com magnetismo orbital; a produção e caracterização de um diamante nanocristalino magnético e semicondutor através de técnicas de altas pressões e temperaturas com grande volume de amostra; e o desenvolvimento de técnicas de síncrotron em condições extremas usando células de bigorna de diamante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Estrutura eletrônica de compostos de urânio é desvendada 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS REIS, R. D.; VEIGA, L. S. I.; ESCANHOELA, JR., C. A.; LANG, J. C.; JOLY, Y.; GANDRA, F. G.; HASKEL, D.; SOUZA-NETO, N. M. Unraveling 5f-6d hybridization in uranium compounds via spin-resolved L-edge spectroscopy. NATURE COMMUNICATIONS, v. 8, OCT 31 2017. Citações Web of Science: 4.
SOUZA-NETO, N. M.; HASKEL, D.; DOS REIS, R. D.; GANDRA, F. C. G. Combining state-of-the-art experiment and ab initio calculations for a better understanding of the interplay between valence, magnetism and structure in Eu compounds at high pressure. HIGH PRESSURE RESEARCH, v. 36, n. 3, SI, p. 360-370, SEP 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.