Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção precoce de alterações cognitivas preditivas da Doença de Alzheimer por meio da análise da movimentação ocular

Resumo

Novas tecnologias baseadas no uso de biomarcadores fornecem evidências in vivo dos processos patogênicos cerebais que caracterizam a doença de Alzheimer (DA). Destacam-se os marcadores liquóricos e de imagem cerebral, que podem indicar a presença dessas alterações em indivíduos oligossintomáticos, caracterizando a DA pré-demencial. No entanto, o uso clínico destas tecnologias é limitado pelo alto custo e/ou dependência de procedimentos invasivos, justificando a pesquisa de marcadores baseados em métodos não-invasivos a custos razoáveis. A análise do movimento ocular por meio de dispositivos de eye-tracking (ET) pode evidenciar padrões comportamentais e cognitivos em indivíduos com transtornos neuropsíquicos. Hipotetizamos que existe um padrão específivo de movimentação ocular, subjacente ao comprometimento primário da memória, que pode ser captado pelo ET durante a testagem neuropsicológica. Objetivos: (1) descrever o perfil de movimentação ocular associado aos déficits cognitivos em pacientes com comprometimento cognitivo leve amnéstico (CCL) e DA; (2) determinar as alterações da motricidade ocular relacionadas aos déficits de memória episódica e aprendizagem; (3) determinar a contribuição desses parâmetros na identificação dos casos de CCL com maior risco de demência. Métodos: Idosos saudáveis e com diferentes graus de comprometimento cognitivo (DA e CCL) serão avaliados segundo protocolo clínico, neuropsicológico e funcional, seguido da punção lombar para determinação de biomarcadores no LCR e aquisição de imagens por ressonância magnética. Em seguida, os participantes serão submetidos à análise da movimentação ocular pelo ET. Os dados serão avaliados em corte transversal à luz de outras variáveis clínicas, neuropsicológicas e biológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES DE FREITAS PEREIRA, MARTA LUISA; DE ARRUDA CAMARGO, MARINA VON ZUBEN; RIBEIRO BELLAN, ARIELLA FORNACHARI; TAHIRA, ANA CAROLINA; DOS SANTOS, BERNARDO; DOS SANTOS, JESSICA; MACHADO-LIMA, ARIANE; NUNES, FATIMA L. S.; FORLENZA, ORESTES VICENTE. Visual Search Efficiency in Mild Cognitive Impairment and Alzheimer's Disease: An Eye Movement Study. JOURNAL OF ALZHEIMER'S DISEASE, v. 75, n. 1, p. 261-275, . (13/23135-9, 17/12339-3, 14/20913-3, 15/19632-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.