Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU concedido no processo 2013/22436-5: instalação para experimentos em altas pressões

Processo: 14/05480-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de junho de 2014 - 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Narcizo Marques de Souza Neto
Beneficiário:Narcizo Marques de Souza Neto
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/22436-5 - Técnicas de Luz Síncrotron sob condições extremas, AP.JP
Assunto(s):Magnetismo  Radiação síncrotron  Alta pressão 
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Agendamento de uso: E-mail de agendamento não informado

Resumo

Esse projeto se enquadra na estratégia de desenvolver estações experimentais no estado da arte na atual fonte de luz síncrotron e que possam ser levadas sem nenhuma modificação para a nova fonte de luz síncrotron em fase de construção. Em particular, a possibilidade de estudar qualquer tipo de material (magnéticos, supercondutores, geológicos, biológicos, entre outros) sob condições extremas de pressão, campo magnético e temperatura com instrumentações versáteis serão cruciais para fomentar de maneira ampla a pesquisa em ciência dos materiais na atual e futura fontes de luz síncrotron do LNLS. Dentre os principais desenvolvimentos científicos e técnicos aqui propostos estão: a implementação de um sistema de lâmina de ¼ de onda de raios X de forma inovadora no mundo para experimentos de dicroísmo magnético para sondar propriedades eletrônicas de materiais actinídeos e com magnetismo orbital; a produção e caracterização de um diamante nanocristalino magnético e semicondutor através de técnicas de altas pressões e temperaturas com grande volume de amostra; e o desenvolvimento de técnicas de síncrotron em condições extremas usando células de bigorna de diamante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Estrutura eletrônica de compostos de urânio é desvendada 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS REIS, R. D.; VEIGA, L. S. I.; ESCANHOELA, JR., C. A.; LANG, J. C.; JOLY, Y.; GANDRA, F. G.; HASKEL, D.; SOUZA-NETO, N. M. Unraveling 5f-6d hybridization in uranium compounds via spin-resolved L-edge spectroscopy. NATURE COMMUNICATIONS, v. 8, OCT 31 2017. Citações Web of Science: 4.
SOUZA-NETO, N. M.; HASKEL, D.; DOS REIS, R. D.; GANDRA, F. C. G. Combining state-of-the-art experiment and ab initio calculations for a better understanding of the interplay between valence, magnetism and structure in Eu compounds at high pressure. HIGH PRESSURE RESEARCH, v. 36, n. 3, SI, p. 360-370, SEP 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.