Resumo
Metais tóxicos causam danos à saúde e ao meio ambiente, sendo utilizados em uma grande variedade de processos industriais podendo provocar contaminação dos recursos hídricos devido ao descarte de resíduos industriais. Neste projeto a bioadsorção de diferentes metais tóxicos utilizando como bioadsorvente o resíduo da extração do alginato da alga marinha Sargassum filipendula será estudada por meio de ensaios em batelada e dinâmicos em coluna de leito fixo. O resíduo da extração do alginato ainda não foi explorado como adsorvente e apresenta grande potencial para este uso, tendo em vista a comprovada eficiência da alga Sargassum filipendula como adsorvente de metais tóxicos, e sendo possível a aplicação comercial do alginato extraído em indústrias farmacêutica e de alimentos como espessante e geleificante. O resíduo da extração assim como o alginato serão caracterizados para melhor compreensão de suas composições e características de adsorção. As técnicas de microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia na região do infravermelho, bloqueio de grupos funcionais e titulação potenciométrica, entre outras, serão empregadas. Ressonância magnética nuclear do 13C será utilizada para avaliar a relação entre os ácidos urônicos (manurômicos e gulurômicos - M/G) do alginato. Os experimentos envolverão o estudo cinético e de equilíbrio e estudos em coluna mono e multicomposto. (AU)
Publicações científicas
(6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS COSTA, CAMILA STEFANNE;
MELLO QUEIROZ, BRUNO GALDEANO;
LANDERS, RICHARD;
CARLOS DA SILVA, MEURIS GURGEL;
ADEODATO VIEIRA, MELISSA GURGEL.
Equilibrium study of binary mixture biosorption of Cr(III) and Zn(II) by dealginated seaweed waste: investigation of adsorption mechanisms using X-ray photoelectron spectroscopy analysis.
Environmental Science and Pollution Research,
v. 26,
n. 28, SI,
p. 28470-28480,
OCT 2019.
Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Meuris Gurgel Carlos da.
.
2019.
Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Qu?mica.