Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da inserção em redes de empresas no processo de internacionalização do setor de alimentos: análise dos recursos e da superação de obstáculos externos

Resumo

As empresas brasileiras estão ampliando a participação no mercado mundial. Todavia, enfrentam dificuldades, riscos e custos desse processo, mesmo almejando objetivos de crescimento e melhoria em posição competitiva. Para obter uma melhor posição no mercado internacional as empresas partem dos recursos disponíveis na empresa, da capacidade da mesma em transformar esses recursos em vantagem competitiva e da possibilidade de expandir esses recursos através de relacionamentos colaborativos. Diante disso, o objetivo principal desta pesquisa é o de avaliar como a inserção em uma rede de empresas afeta a identificação, obtenção e disponibilidade de recursos, e a identificação e superação dos obstáculos do ambiente externo, com vistas à internacionalização. Para tal, serão analisadas empresas brasileiras internacionalizadas do setor de alimentos paulista. Será utilizada como método de pesquisa o uso combinado das abordagens qualitativa e quantitativa por meio de questionários para aplicação no método survey, e estudos de caso múltiplos. A população que atende aos requisitos necessários para responder aos objetivos será definida através do cruzamento da relação de empresas exportadoras da SECEX, com o Catálogo de Exportadores Brasileiros da CNI. Este projeto traz como contribuições teóricas para o conhecimento, a relação entre duas abordagens teóricas, a visão baseada em recursos e as redes de empresas, tornando possível a elaboração de políticas públicas e privadas, para que as organizações possam minimizar pontos de maior gargalo para o processo de internacionalização (AU)