Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e análise de séries temporais fisiológicas e de redes complexas biológicas

Processo: 13/19905-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2014 - 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Andriana Susana Lopes de Oliveira Campanharo
Beneficiário:Andriana Susana Lopes de Oliveira Campanharo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Redes complexas  Análise de séries temporais  Processos fisiológicos 

Resumo

Atualmente, existe um grande número de técnicas de análise de séries temporais que permite pesquisadores sumarizar as características de uma série temporal, e desta forma, determinar a dinâmica subjacente de um sistema ou predizer como o mesmo evolui com o tempo. Recentemente, Campanharo et al. propuseram uma ferramenta de análise de séries temporais baseada em conceitos provenientes da teoria de redes complexas. Mais especificamente, trata-se de um mapeamento de uma série temporal em uma rede complexa que permite analisar a dinâmica de uma dada série temporal por meio de um conjunto extenso de propriedades topológicas da rede complexa associada. Além disso, como este mapeamento possui uma operação inversa é ainda possível mapear uma rede complexa em uma série temporal. Neste sentido, a topologia e dinâmica de uma rede complexa pode ser analisada explorando um conjunto extenso de propriedades estatísticas da série temporal associada. Investigar este mapeamento (direto e inverso) é a aplicação central deste projeto. Neste sentido, o objetivo deste projeto é duplo. Primeiramente, deseja-se aplicar o mapeamento proposto por Campanharo et al. em uma aplicação inédita: na investigação da dinâmica de dados fisiológicos de indivíduos sadios e epilépticos, obtidos através da técnica de Eletroencefalografia (EEG) com base na teoria de Redes Complexas. Deseja-se ainda utilizar diversas ferramentas da análise de séries temporais em uma aplicação também inédita: na detecção de multifractalidade (ou auto-similaridade) em redes complexas. Desta forma, diversas redes sintéticas e redes biológicas reais, tais como, redes metabólicas e de proteínas serão mapeadas em séries temporais visando a investigação da topologia, dinâmica e funcionamento de tais redes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPANHARO, ANDRIANA S. L. O.; RAMOS, FERNANDO M. Hurst exponent estimation of self-affine time series using quantile graphs. PHYSICA A-STATISTICAL MECHANICS AND ITS APPLICATIONS, v. 444, p. 43-48, FEB 15 2016. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.