Pesquisa e Inovação: Semantic sensys: solução semântica de inteligência competitiva para comércio eletrônico
Busca avançada
Ano de início
Entree

Semantic sensys: solução semântica de inteligência competitiva para comércio eletrônico

Resumo

Com um ambiente empresarial cada vez mais competitivo, muitas organizações vêm procurando por ferramentas e serviços de inteligência competitiva que lhes permitam obter uma vantagem competitiva sustentável frente à concorrência. Diversas ferramentas têm sido desenvolvidas com esse intuito, especialmente as que utilizam a Internet como fonte para a coleta e análise de dados. Entretanto, a maioria destas ferramentas baseia-se na utilização de palavras-chave (a nível sintático) para a coleta e análise das informações, o que afeta a precisão dos processos (coleta de dados irrelevantes e/ou perda de informações relevantes) e em conseqüência o desempenho do sistema. Além disso, os processos de coleta de dados, a nível sintático, não conseguem lidar adequadamente com sinônimos e homônimos, e geralmente não tem um bom suporte para diversos idiomas. Já SICs voltadas para o comércio eletrônico, especificamente para a busca de produtos e comparação de preços, geralmente coletam os dados de fontes semi-estruturadas ou proporcionadas por fornecedores e parceiros para sua posterior análise, o que em alguns casos pode levar a tomar decisões sobre informações defasadas, isto é, as informações geradas podem já não ser validas em função do tempo transcorrido entre a coleta e a análise. Além disso, sistemas deste tipo não são totalmente automatizados, precisando que pessoas (treinadas) ajudem no processo de determinação e desambiguação dos produtos a serem coletados e analisados. Nesse contexto, este projeto visa acrescentar uma camada semântica (baseada em ontologias e microformatos) aos sistemas de inteligência competitiva. O SEMANTIC SENSYS será um sistema de inteligência competitiva focado no comercio eletrônico, mais especificamente realizará o monitoramento e coleta de informações (preços, disponibilidade, forma de pagamento, frete) de produtos em lojas virtuais. Para tal fim, neste projeto se pretende construir ontologias sobre os produtos e suas características mais relevantes, de modo que, mecanismos de inferência possam raciocinar e construir relações sobre estes produtos. Junto às ontologias, mecanismos de agregação automática de informações serão desenvolvidos para anotar semanticamente os dados coletados, com o fim de automatizar o processo de definição de produtos a serem monitorados e aperfeiçoar o processo que trata a problemática de sinônimos e homônimos dos produtos. Como resultado, espera-se obter uma ferramenta de inteligência competitiva capaz automatizar o processo que hoje ainda são manuais e de aperfeiçoar e automatizar o processo de coleta e análise de dados em base a mecanismos que inferem semanticamente sobre as informações das palavras-chave que descrevem os produtos monitorados, gerando um ganho significativo na precisão e escalabilidade das informações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)