Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação leptospira-hospedeiro: aspectos relacionados à invasão tecidual e evasão ao sistema imune inato

Processo: 14/00926-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2014 - 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Angela Silva Barbosa
Beneficiário:Angela Silva Barbosa
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/12572-4 - Aprendizado de técnicas básicas de biologia molecular e microbiologia, BP.TT
14/19038-0 - Aprendizado e prática de técnicas envolvidas na identificação de proteases de Leptospira, BP.TT
Assunto(s):Leptospirose animal  Leptospira  Imunidade inata  Evasão da resposta imune  Proteínas de matriz extracelulares  Interações hospedeiro-parasita 

Resumo

A leptospirose, causada por bactérias espiroquetas do gênero Leptospira, é uma zoonose disseminada em todo o mundo. Altamente frequente em áreas tropicais e subtropicais, a doença representa, hoje, um grave problema de saúde pública. Leptospiras patogênicas possuem a habilidade de escapar aos mecanismos de defesa naturais do organismo ao evitar a lise mediada pelo sistema complemento, que representa a primeira barreira da imunidade inata do hospedeiro. Além disso, expressam uma série de proteínas de membrana com capacidade de interagir com moléculas da matriz extracelular e com células do hospedeiro. São também capazes de interagir com plasminogênio e ativá-lo em sua superfície. Dados recentes gerados por nosso grupo indicam que proteínas secretadas por espécies patogênicas de Leptospira clivam diversas proteínas do sistema complemento humano, inativando-as. Nossas linhas de pesquisa têm tido, como foco principal, a identificação de mecanismos de invasão e de evasão imune apresentados por leptospiras patogênicas. Neste projeto, subdividido em duas partes, pretende-se: identificar proteases de Leptospira envolvidas na degradação de proteínas da matriz extracelular e da cascata de coagulação (subprojeto 1) e avaliar a importância da interação da vitronectina com proteínas de membrana de Leptospira (subprojeto 2). A identificação e a caracterização de proteases com capacidade de clivar proteínas de matriz extracelular bem como de proteínas da superfície bacteriana envolvidas na interação com reguladores negativos do sistema complemento humano é de grande importância, podendo contribuir para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas e/ou preventivas que possam interferir no processo de invasão e destruição tecidual observados na leptospirose assim como no processo de evasão imune apresentado por este patógeno. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, LUDMILA B.; MENEZES, MILENE C.; KITANO, EDUARDO S.; OLIVEIRA, ANA K.; ABREU, AFONSO G.; SOUZA, GISELE O.; HEINEMANN, MARCOS B.; ISAAC, LOURDES; FRAGA, TATIANA R.; SERRANO, SOLANGE M. T.; BARBOSA, ANGELA S. Leptospira interrogans Secreted Proteases Degrade Extracellular Matrix and Plasma Proteins From the Host. FRONTIERS IN CELLULAR AND INFECTION MICROBIOLOGY, v. 8, MAR 27 2018. Citações Web of Science: 1.
SALAZAR, NATALIA; LIMA DE SOUZA, MATILDE COSTA; BIASIOLI, AMANDA GAMEIRO; DA SILVA, LUDMILA BEZERRA; BARBOSA, ANGELA SILVA. The multifaceted roles of Leptospira enolase. Research in Microbiology, v. 168, n. 2, p. 157-164, FEB-MAR 2017. Citações Web of Science: 7.
FRAGA, TATIANA RODRIGUES; ISAAC, LOURDES; BARBOSA, ANGELA SILVA. Complement Evasion by Pathogenic Leptospira. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 7, DEC 21 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.