Busca avançada
Ano de início
Entree

Terapia fotodinâmica antimicrobiana no tratamento da doença periodontal em pacientes com síndrome de Down

Resumo

Os pacientes com Síndrome de Down (SD) possuem grande incidência de doença periodontal. Um dos principais objetivos do tratamento periodontal é o restabelecimento da saúde do periodonto e para isso é essencial que haja a remoção do biofilme bacteriano presentes na superfície coronária e radicular dos dentes como por meio da instrumentação (tratamento periodontal convencional). Esse sucesso dependente também da eliminação agentes periodontopatógenos dos tecidos. A terapia fotodinâmica antimicrobiana tem sido utilizada em odontologia para eliminação de bactérias em canais radiculares e para o tratamento da periodontite. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito clínico e microbiológico do tratamento periodontal por meio de terapia fotodinâmica antimicrobiana associada à raspagem e alisamento radicular em pacientes com síndrome de Down. Serão selecionados 30 pacientes que serão distribuídos aleatoriamente em grupo teste: raspagem e alisamento radicular + terapia fotodinâmica. Grupo controle: Raspagem e alisamento radicular. A terapia fotodinâmica será realizada com laser vermelho (660nm) e corante azul de Toluidina O e será repetida após 3, 7 e 14 dias. Para análise microbiológica, as amostras de 6 sítios mais profundos serão colhidas com cone de papel absorvente e a quantificação das bactérias Aggregatibacter actinomycetemcomitans, Porphyromonas gingivalis, Treponema denticola, Tannerella forshitia, Fusobacterium nucleatum será feita RT-PCR. Os parâmetros clínicos e microbiológicos serão avaliados no baseline, 3 e 6 meses após a terapia. Para análise estatística, os dados múltiplos serão analisados por meio de análise de variância (ANOVA) complementado pelo método de Tukey, caso obedeçam à relação normal ou pelo método de Kuskall-Walis complementado por Dunn caso obedeçam à distribuição não normal. Os dados pareados (teste x controle) serão analisados pelo teste t de Student caso obedeçam à distribuição normal ou Mann-Whitney caso obedeçam à distribuição não normal. Todos os testes serão realizados com nível de significância de 5% (p<0,05). Esse trabalho possui grande importância no cenário científico pois os benefícios adicionais da PDT em relação ao tratamento convencional já foram comprovados e não há relatos de seu uso em pacientes com Síndrome de Down, sendo o presente trabalho inovador nesse campo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, RAFAEL; MICHEL, RAPHAELLA COELHO; AGUIAR GREGHI, SEBASTIAO LUIZ; RUBO DE RESENDE, MARIA LUCIA; PASSANEZI SANT'ANA, ADRIANA CAMPOS; DAMANTE, CARLA ANDREOTTI; RAGGHIANTI ZANGRANDO, MARIANA SCHUTZER. Prevention and Periodontal Treatment in Down Syndrome Patients: A Systematic Review. PLoS One, v. 11, n. 6 JUN 29 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.