Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da contribuição de palestras de divulgação científica de química para a motivação para a aprendizagem

Processo: 14/02522-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2014 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Kasseboehmer
Beneficiário:Ana Cláudia Kasseboehmer
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Divulgação científica  Exposições científicas  Motivação do aluno  Autodeterminação 

Resumo

É fato conhecido que a Química é uma área de pequeno prestígio entre estudantes de ensino médio que pouco compreendem as características dessa ciência, associando-a a fórmulas e regras o mesmo ocorrendo com a população que associa essa ciência a tudo aquilo que é danoso para o ambiente. Ações em diferentes âmbitos vêm sendo tomadas para estimular o desenvolvimento de uma visão mais madura e positiva das ciências pela população. Os museus e centros de ciências aparecem como um importante elemento para contribuir tanto nessa busca por despertar o interesse das pessoas por ciência e tecnologia quanto para contribuir com a educação científica. Uma hipótese que pode ser explorada para explicar o baixo apreço que a população possui em relação à Química é a falta de conhecimento sobre aquilo que é produzido pelos cientistas nessa área do conhecimento. Se, no Brasil, grande parte da pesquisa em Química é realizada nas universidades, mecanismos de comunicação dessas instituições com a população podem ser uma boa estratégia para motivar estudantes a valorizarem e se interessarem por essa ciência. Este projeto refere-se ao desenvolvimento de palestras de divulgação científica na área de Química para estudar a contribuição dessas palestras para a motivação para a aprendizagem de Química com a combinação de estratégias quantitativas e qualitativas utilizando-se a Teoria da Autodeterminação como referencial teórico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA C. DA S. STEOLA; ANA C. KASSEBOEHMER. O ESPAÇO DA QUÍMICA NOS CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS. Química Nova, v. 41, n. 9, p. -, Set. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.