Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de técnicas de ultrassom na caracterização, inspeção e processamento de materiais

Processo: 14/08185-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de agosto de 2014 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas, Instrumentação
Pesquisador responsável:Julio Cezar Adamowski
Beneficiário:Julio Cezar Adamowski
Pesquisador visitante: Nicolás Leonardo Pérez Alvarez
Inst. do pesquisador visitante: Universidad de la República (UDELAR), Uruguai
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensaios não destrutivos  Ultrassom  Cerâmica piezoelétrica 

Resumo

O pesquisador visitante atuará basicamente em quatro projetos de pesquisa em andamento no Laboratório de Ultrassom da Escola Politécnica da USP em atividades específicas de sua competência, dando suporte aos projetos em andamento e colaborando na coorientação de alunos de mestrado e doutorado. Um dos projetos é apoiado pela FAPESP sobre a caracterização de materiais sólidos por ultrassom. Os outros três projetos são convênios de pesquisa apoiados com recursos da Petrobras/ANP. Dois dos projetos são aplicações de ultrassom em processos químicos, sendo um deles sobre o estudo da viabilidade da utilização de ondas propagantes ultrassônicas num destilador molecular de petróleo e o outro sobre técnicas de ultrassom para quebra de emulsão água-em-óleo. O outro projeto é sobre o desenvolvimento de ferramentas avançadas de ultrassom para monitoração de corrosão na indústria de petróleo. As atividades do pesquisador visitante nos projetos de pesquisa estão muito relacionadas com a sua experiência em processamento de sinais e verificações experimentais tanto para técnicas de ultrassom para inspeção quanto ultrassom de alta potência para processamento de materiais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIRALDO ATEHORTUA, CARLOS MARIO; PEREZ, NICOLAS; BRIZZOTTI ANDRADE, MARCO AURELIO; VIEIRA PEREIRA, LUIZ OCTAVIO; ADAMOWSKI, JULIO CEZAR. Water-in-oil emulsions separation using an ultrasonic standing wave coalescence chamber. ULTRASONICS SONOCHEMISTRY, v. 57, p. 57-61, OCT 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.