Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de compostos ativos / bioativo nos parâmetros físico-químicos e funcionais in vitro e in vivo de fotoprotetores labiais moldados

Processo: 13/18689-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2014 - 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:André Rolim Baby
Beneficiário:André Rolim Baby
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Camila Areias de Oliveira ; Daniela D Almeida Peres
Assunto(s):Cosmetologia  Produtos para lábios  Protetores solares  Raios ultravioleta  Substâncias bioativas 

Resumo

Considerando especialmente os lábios, a exposição crônica à radiação UV não desencadeia os mesmos mecanismos de defesa da pele, como o bronzeamento e a hipertrofia do estrato córneo. Portanto, é de extrema necessidade a utilização de fotoprotetores labiais. O Grupo de Cosmetologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) tem desenvolvido pesquisas e parcerias científicas promissoras na temática da fotoproteção bioativa e sua experiência demonstrou que há real necessidade do estudo dos sistemas complexos que exercem atividade fotoprotetora bioativa, a saber, a associação dos filtros solares com substâncias ativas naturais, isoladas ou na forma de extratos/manteigas propriamente ditos, pois fenômenos ainda não elucidados ocorrem nos supramencionados sistemas, como por exemplo, elevação sinérgica ou decaimento significativo do FPS na presença de flavonoide isolado ou de extratos vegetais padronizados. A proposta do projeto envolve o desenvolvimento e avaliação físico-química e funcional de formulações fotoprotetoras labiais, em veículo moldado, contendo p-metoxicinamato de octila, dióxido de titânio e manteiga de karitê (Butyrospermum parkii), como composto bioativo. Especificamente, os objetivos apreciam: desenvolvimento de formulações fotoprotetoras labiais moldadas por meio de planejamento experimental do tipo fatorial; determinação das características físicas e físico-químicas; avaliação das propriedades funcionais, por espectrofotômetro de refletância difusa com esfera de integração; e obtenção da eficácia fotoprotetora in vivo por método mundialmente reconhecido. Adicionalmente, a presente proposta contempla como objetivo favorecer o refinamento experimental na pesquisa e divulgação científica da Ciência Cosmética, em veículos de rigor e de fator de impacto elevado, considerando a área de inserção do projeto e a temática fotoproteção/fotoproteção bioativa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAXIMO DANELUTI, ANDRE LUIS; NETO, FRANCISCO MARIANO; RUSCINC, NADIA; LOPES, INGRID; ROBLES VELASCO, MARIA VALERIA; MATOS, JIVALDO DO ROSARIO; BABY, ANDRE ROLIM; KALIA, YOGESHVAR N. Using ordered mesoporous silica SBA-15 to limit cutaneous penetration and transdermal permeation of organic UV filters. International Journal of Pharmaceutics, v. 570, OCT 30 2019. Citações Web of Science: 0.
ROSADO, CATARINA; TOKUNAGA, VIVIANE KAORI; SAUCE, RAFAEL; DE OLIVEIRA, CAMILA AREIAS; SARRUF, FERNANDA DAUD; PARISE-FILHO, ROBERTO; MAURICIO, ELISABETE; DE ALMEIDA, TENIA SANTOS; ROBLES VELASCO, MARIA VALERIA; BABY, ANDRE ROLIM. Another Reason for Using Caffeine in Dermocosmetics: Sunscreen Adjuvant. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 10, MAY 3 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.