Busca avançada
Ano de início
Entree

Teoria de campos nos espaços não-comutativos de forma geral

Processo: 14/03578-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2014 - 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Vladislav Kupriyanov
Beneficiário:Vladislav Kupriyanov
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Mecânica quântica  Teoria quântica de campos  Espaços não comutativos  Espaço-tempo  Gravitação quântica  Álgebras de Hopf 

Resumo

A combinação da mecânica quântica com a relatividade geral indica que em distâncias da ordem do comprimento de onda de Planck, o espaço-tempo é não-local e pode ser descrito por algum tipo de estrutura não-comutativa. O objetivo principal deste projeto é o estudo das consequências físicas da não-comutatividade de forma geral, quando o comutador entre as coordenadas do espaço-tempo depende dessas coordenadas e (ou) momenta. Usando como a base matemática o modelo da mecânica quântica relativística com a não-comutatividade dependente das coordenadas recentemente proposto pelo proponente do projeto pretendemos avançar na direção da construção da teoria quântica de campos nos espaços não-comutativos de forma genérica. Os assuntos de interesse particular são: a realização das simetrias físicas nestes espaços e a dedução das leis de conservação correspondentes. O estudo dos modelos específicos dos espaços não-comutativos, em particular, o espaço não-comutativo definido como a foliação do espaço euclidiano tridimensional pelas fuzzy esferas, o espaço-tempo de Snyder, etc. A análise das propriedades da renormalização dos modelos da teoria de campo não-comutativa que possuem a forma explícita do produto estrela. O estudo dos mecanismos físicos que determinam a não-comutatividade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KUPRIYANOV, V. G. Weak associativity and deformation quantization. Nuclear Physics B, v. 910, p. 240-258, SEP 2016. Citações Web of Science: 4.
KUPRIYANOV, V. G.; VASSILEVICH, D. V. Nonassociative Weyl star products. Journal of High Energy Physics, n. 9 SEP 16 2015. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.