Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da transferência de aflatoxinas da ração para espécies comerciais de pescado de cultivo e ocorrência de aflatoxinas em pisciculturas do estado de São Paulo

Processo: 13/23556-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2014 - 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Andrezza Maria Fernandes
Beneficiário:Andrezza Maria Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Pesq. associados:George Shigueki Yasui ; Ricardo Luiz Moro de Sousa ; Sabrina Ribeiro de Almeida Queiroz
Assunto(s):Contaminação de alimentos  Pescado  Micotoxinas  Aflatoxinas  Análise de sequência de DNA  Aspergillus 

Resumo

O projeto tem por finalidade avaliar a contaminação por aflatoxinas em pescado de cultivo do Estado de São Paulo, estudando também a micobiota e a ocorrência das toxinas nas rações; e avaliar a transferência de aflatoxinas da ração para o pescado em três espécies de peixes de interesse comercial. Na primeira parte do experimento, de acordo com o manejo da propriedade, serão coletadas amostras de ração para peixes de água doce, em uso e estocada, de alevinos e de crescimento, provenientes de cinco estabelecimentos pesqueiros localizados no Estado de São Paulo. A ração será avaliada quanto à micobiota, com sequenciamento genético para identificar as espécies de Aspergillus, e quanto à presença de aflatoxinas B1, B2, G1 e G2 por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Os isolados de Aspergillus serão testados quanto ao potencial toxigênico. Amostras de fígado, músculo e resíduos (pool das sobras) de três espécies de peixes de água doce: lambari (Astyanax altiparanae), matrinxã (Brycon cephalus) e pacu (Piaractus mesopotamicus) serão analisadas quanto à presença de aflatoxinas B1, B2, G1, G2 e M1 por CLAE. Na segunda parte do experimento, será avaliada a transferência de aflatoxinas da ração, contaminada artificialmente, para as mesmas três espécies de pescado de cultivo, quantificando as aflatoxinas no fígado, músculo e resíduos e avaliando a influência das toxinas sobre parâmetros biométricos das espécies. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEDOYA-SERNA, CAROLINA M.; MICHELIN, EUDER C.; MASSOCCO, MARINA M.; CARRION, LUCAS C. S.; GODOY, SILVIA H. S.; LIMA, CESAR G.; CECCARELLI, PAULO S.; YASUI, GEORGE S.; ROTTINGHAUS, GEORGE E.; SOUSA, RICARDO L. M.; FERNANDES, ANDREZZA M. Effects of dietary aflatoxin B-1 on accumulation and performance in matrinxa fish (Brycon cephalus). PLoS One, v. 13, n. 8 AUG 8 2018. Citações Web of Science: 2.
GODOY, S. H. S.; FERNANDES, A. M. . FOOD ADDITIVES AND CONTAMINANTS PART A-CHEMISTRY ANALYSIS CONTROL EXPOSURE & RISK ASSESSMENT, v. 34, n. 2, p. 265-272, 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.