Busca avançada
Ano de início
Entree

Perda auditiva unilateral: efetividade do sistema FM

Processo: 13/23305-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2014 - 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
Beneficiário:Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesq. associados:Regina Tangerino de Souza Jacob
Assunto(s):Perda auditiva  Perda auditiva unilateral  Percepção da fala  Auxiliares de audição 

Resumo

A perda auditiva unilateral (PAUn) pode ocasionar dificuldades de percepção da fala em presença de ruído ambiental, dificuldade em manter a atenção auditiva sustentada e consequentemente um desempenho inferior em sala de aula. Para amenizar as queixas dos indivíduos com PAUn, além do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) podemos contar com o Sistema de Frequência Modulada (FM). Sistemas FM permitem o envio de informações sonoras sem fio fazendo com que o sinal captado pelo microfone do transmissor seja enviado diretamente ao AASI, eliminando os prejuízos da informação auditiva causados pela distância da fonte sonora e ruído de fundo. Devido à demanda de indivíduos com PAUn, e o interesse dos mesmos em utilizar dispositivos de amplificação, pesquisas tem sido realizadas para divulgar os resultados obtidos com as opções possíveis dentro dos serviços públicos de saúde auditiva. Objetivo: Avaliar a efetividade do Sistema de Frequência Modulada em indivíduos com PAUn em relação a percepção da fala, atenção auditiva sustentada e participação em sala de aula. Metodologia: Participarão da pesquisa indivíduos com diagnóstico de PAUn, entre 5 e 17 anos de idade, matriculados em escola regular, usuários de AASI. Os participantes serão adaptados com Sistema FM e após verificação do mesmo por meio do VERIFIT, realizarão as seguintes avaliações: percepção da fala por meio do Hearing In Noise Test, participação em sala de aula "Classroom Participation Questionnaire" e Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada. Para elaboração dos resultados serão utilizados testes estatísticos pertinentes ao objetivo proposto no estudo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA FERNANDA CAPOANI GARCIA MONDELLI; REGINA TANGERINO DE SOUZA JACOB; HEITOR MARQUES HONÓRIO. The use of remote microphone systems in unilateral hearing loss: a preliminary study among Brazilian children and teenagers. Journal of Applied Oral Science, v. 27, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.