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Projeto conceitual e preliminar para sistemas do helicóptero AlphaOne da Brascopter

Processo: 12/51413-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de julho de 2014 - 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Convênio/Acordo: FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção
Pesquisador responsável:Donizeti de Andrade
Beneficiário:Donizeti de Andrade
Empresa:Brascopter Projetos e Serviços Aeronáuticos e Mecânicos Ltda
Município: São Caetano do Sul
Bolsa(s) vinculada(s):14/14909-3 - Projeto conceitual e preliminar para sistemas do Helicóptero AlphaOne da BrasCopter, BP.PIPE
Assunto(s):Engenharia aeronáutica  Aeronaves  Helicópteros 

Resumo

A BrasCopter iniciou a concepção e desenvolvimento do Helicóptero AlphaOne através das Fases I e II do Projeto PIPE da FAPESP no período 2006-2009. O resultado foi o parcial desenvolvimento em termos conceituais e preliminar desse projeto, chegando-se a um mock-up de engenharia. Desde então, envolvimentos foram feitos, no Brasil como no exterior, para levar a frente o projeto, tanto do ponto de vista técnico quanto financeiro(*). Com base na inovação representada pela proposta e pelo trabalho desenvolvido pela BrasCopter e reconhecendo a necessidade do Estado Brasileiro pela criação e efetivação de uma indústria brasileira de helicópteros, com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica, a BrasCopter, em parceria com aquele grande órgão setorial do Ministério da Defesa, pavimentou caminhos para uma parceria com o ONERA francês com vistas ao desenvolvimento dos protótipos do Helicóptero AlphaOne (dentro do Programa Offset H-XBR, Acordo de Compensação e Cooperação Industrial, N° 001/CTA-SDDP/2008, entre os Governos do Brasil e da França com o Projeto AlphaOne). Feitos os encontros entre a BrasCopter, DCTA, EADS-Eurocopter e ONERA, estabeleceram-se as metas para o completo desenvolvimento do projeto do helicóptero. Em termos Gerais, o Objetivo do presente projeto é complementar os dados e resultados do projeto conceitual e preliminar desenvolvidos nas Fases I e II do Projeto PIPE anterior, com vistas à obtenção precisa de dados para cumprimento dos requisitos previstos no projeto offset. Os objetivos específicos envolvem os projetos: (1) Projeto de Redução de peso estrutural utilizando materiais compósitos e SHM (Structural Health Monitoring); (2) Projeto dos sistemas aviônico (incluindo anemometria), elétrico- e de iluminação para voo VFR noturno; (3) Projeto do sistema de transmissão de potência (mastro, caixa e eixos); (4) Projeto dos sistemas de propulsão e de combustível; (5) Projeto do rotor principal e fabricação das suas pás; (6) Projeto do rotor de cauda e fabricação das suas pás; (7) Projeto do sistema de comandos de voo, interiores (incluindo os assentos, cintos, painéis, saída de emergência, proteção ao fogo, freio rotor e bagageiros) e de ventilação; (8) Projeto do trem de pouso. A metodologia envolve, para todos os componentes dos sistemas envolvidos, o modelamento completo por meio de elementos finitos dos sistemas envolvidos depois do estudo completo dos métodos de fabricação; definição do posicionamento e das características técnicas das estruturas envolvidas; definições e estimativas de custos associados, facilidades de manutenção e manutenibilidade; desenho em CAD de cada componente dos sistemas. Em termos de impacto, esse conjunto de atividades é essencial para que a BrasCopter efetivamente cumpra os requisitos de certificação de cada um desses sistemas, já estabelecidos na Base. (AU)