Busca avançada
Ano de início
Entree

Cogestão, apoio institucional e acolhimento na atenção básica: uma pesquisa-intervenção

Processo: 14/50037-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Vigência: 01 de julho de 2014 - 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Cinira Magali Fortuna
Beneficiário:Cinira Magali Fortuna
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/20573-8 - Cogestão, apoio institucional e acolhimento na atenção básica: uma pesquisa-intervenção, BP.TT
Assunto(s):Atenção primária à saúde  Acolhimento  Saúde da família 

Resumo

Pesquisa qualitativa do tipo intervenção cujo objetivo geral é implementar e analisar estratégias de apoio institucional com vistas a desenvolver a cogestão e o acolhimento em unidades de atenção básica que aderiram ao Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade - PMAQ dos seis municípios da Região de Saúde Coração, do Departamento Regional de Saúde de Araraquara - DRSIII, São Paulo. Os instrumentos para produção de dados são análise documental, grupo focal com as equipes de atenção básica, diário de campo dos pesquisadores e grupos mensais de estudo e análise sobre apoio institucional com os apoiadores municipais da Política de Humanização dos municípios da Região de Saúde Coração. O referencial teórico metodológico compõe-se da analise institucional linha sócio-analítica e de conceitos que respaldam a Política Nacional de Humanização. Os resultados esperados compreendem a apropriação de ferramentas e dispositivos para o apoio institucional pelos apoiadores de humanização e a implantação e implementação do acolhimento e da cogestão nas unidades de atenção básica envolvidas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FORTUNA, CINIRA MAGALI; DE OLIVEIRA, KAREMME FERREIRA; FELICIANO, ADRIANA BARBIERI; DA SILVA, MONICA VILCHEZ; BORGES, FLAVIO ADRIANO; CAMACHO, GABRIELA ALVAREZ; DE ARAUJO, PRISCILA NORIE; OGATA, MARCIA NIITUMA. Embracement as an analyzer of the relationships between professionals, managers and users. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 51, p. -, 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.