Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de informação e indicadores de qualidade em trauma: análise da morbidade e mortalidade decorrente de lesões traumáticas por acidente de trânsito

Resumo

A magnitude da morbimortalidade decorrente de acidentes de trânsito, a existência de sistemas integrados de atendimento ao trauma, a dificuldade de integração das fontes de dados de morbimortalidade e a ausência de critérios para avaliar a qualidade da assistência às pessoas com lesões traumáticas, levaram à realização deste estudo cujos objetivos são implementar um Registro Prospectivo de Trauma com tecnologia para garantir a qualidade da coleta e armazenamento de dados e, analisar os fatores relacionados ao processo da assistência aos pacientes de trauma associados a mortalidade, tempo de internação e resultado após a hospitalização, com vistas à identificação de indicadores da qualidade da assistência. A amostra será constituída de pacientes com lesões traumáticas por acidente de trânsito atendidas no Hospital Municipal Dr José de Carvalho Florence, em São José dos Campos, referência em trauma no Vale do Paraíba. O banco de dados será estruturado no Research Electronic Data Capture (REDCap), aplicativo web seguro para construção e gestão de inquéritos on-line e bancos de dados. A finalidade é oferecer subsídios aos sistemas de vigilância epidemiológica, com especial atenção à gravidade e incapacidade, a curto e longo prazo, que permitam definir indicadores de impacto no resultado pós acidente de trânsito. No Brasil, as pessoas com lesões físicas traumáticas são atendidas quase que exclusivamente no Sistema Único de Saúde, assim o monitoramento dos resultados da assistência permitirá avaliar a efetividade da assistência prestada, propor ações educativas às equipes de saúde para garantir a segurança do paciente no sistema de emergência e contribuir para políticas públicas voltadas para prevenção e redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NETO SILVA, CAROLINE DE LIMA; BARBOSA TEXEIRA LOPES, MARIA CAROLINA; THOMAZ, ROSIMEY ROMERO; WHITAKER, IVETH YAMAGUCHI. Mortality of motorcyclists with traumatic injuries resulting from traffic accidents in Sao Jose dos Campos city, Brazil, in 2015: a cohort study. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE, v. 29, n. 5 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.