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VI Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII

Processo: 14/08497-4
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Vigência: 16 de setembro de 2014 - 19 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Monica Isabel Lucas
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Música antiga 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Música Antiga | Poética Musical dos Sécs | Retórica Musical dos Sécs | Xvi | XVII e XVIII | Música Antiga

Resumo

A poética musical ocidental dos séculos XVI, XVII e XVIII tem como princípio a coordenação entre os processos de produção e recepção da música, numa relação de causalidade cujo fim não é ou está na obra musical, mas no efeito que ela provoca no ouvinte. Em função desse princípio, de natureza retórica, músicos seiscentistas e setecentistas retomaram preceptivas retóricas da Antiguidade para balizarem o código musical de sua época.Área de pesquisa em crescimento no quadro das pesquisas nacionais, o campo próprio da poética retórico-musical estrutura-se a partir de questões próprias, que tratam de elementos diversos e até mesmo divergentes, decorrentes de enfoques específicos, característicos do processo de transformação do pensamento sobre as artes que conduziu ao advento da Estética.O VI EPPM terá como tema principal de reflexão e debates as variadas intersecções entre a música e a imaginação. Na música, a imaginação se manifesta na invenção de melodias, ritmos e harmonias, sugerindo modelos e formulando ideias musicais. Na história da ciência, sugeriu modelos e experimentos e, em disciplinas como a história da filosofia e a teologia, colaborou para formular ideias e teorias. O conceito de imaginação penetrou muito cedo na história do pensamento musical e permanece sendo objeto importante para discussão e contemplação. Como faculdade da alma, encontrou seu lugar em teorias filosóficas, psicológicas e musicais como mediadora entre os sentidos e a razão. Com isto, foi frequentemente ligada à música, por conta de seu caráter ambíguo, próxima do corpo e da alma, da emoção e da razão. Embora fundamentado na música, este Encontro busca o diálogo com estudiosos das humanidades em geral. Entre os convidados internacionais de grande relevância na área, encontram-se a Profa. Dra. Jacomien Prins (Warsick University) - coorganizadora do Encontro, Prof. Dr. Giuseppe Gerbino (Columbia University)e Prof. Dr. Maurice van Lieshout (Hochschule für Musik und Theater München. (AU)

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