Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento cirúrgico das deformidades da coluna vertebral: análise clínico-epidemiológica e econômica das consequências do subfinanciamento

Resumo

O subfinanciamento do tratamento cirúrgico das deformidades da coluna vertebral tem resultado em aumento progressivo do número de pacientes na lista de espera para cirurgia nos centros de referência para tratamento de alta complexidade. O número de pacientes encaminhados para tratamento cirúrgico das deformidades cresce a cada ano nos centros de referência, e devido ao subfinanciamento desse tratamento as filas de espera para a cirurgia também aumenta. A demora para o tratamento cirúrgico das deformidades da coluna vertebral pode acarretar aumento da deformidade, necessidade da realização de técnicas mais complexas que apresentam maior morbidade, menor capacidade de correção da deformidade, e gera grande angústia nos pacientes e familiares que observam a piora da deformidade sem a realização do tratamento necessário. O aumento significativo dos pacientes em lista de espera para a realização do tratamento cirúrgico das deformidades da coluna vertebral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP foi a motivação para a elaboração do projeto que será realizado em três etapas: 1 - Caracterização clínica e epidemiológica dos pacientes que estão na fila de espera para tratamento cirúrgico das deformidades da coluna vertebral; 2 - Avaliação da progressão da deformidade e alteração da indicação do tratamento cirúrgico em decorrência da espera pelo tratamento, e 3 - Avaliação econômica do tratamento cirúrgico das deformidades. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRESSAN-NETO, MARIO; PEREIRA DA SILVA HERRERO, CARLOS FERNANDO; PACOLA, LILIAN MARIA; NUNES, ALTACILIO APARECIDO; APARECIDO DEFINO, HELTON LUIZ. Community Care Administration of Spinal Deformities in the Brazilian Public Health System. Clinics, v. 72, n. 8, p. 485-490, AUG 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.