Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do desempenho clínico de diferentes estratégias de adesão de restaurações de lesões cervicais não cariosas

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar o desempenho clínico de restaurações cervicais não cariosas frente a diferentes estratégias de adesão ao substrato dental. Será avaliado um sistema restaurador adesivo (Single Bond Universal/Z350XT) com e sem condicionamento seletivo do esmalte; assim como, restaurações com cimento de ionômero de vidro modificado por resina (Vitremer) com e sem tratamento prévio com EDTA. Um total de 136 restaurações serão realizadas por dois operadores em trinta e quatro pacientes voluntários. Previamente à execução das restaurações, será realizada uma profilaxia com pedra-pomes e água, a fim de remover quaisquer resíduos. As lesões cervicais não serão submetidas a qualquer tipo de preparo cavitário, sendo restauradas sob isolamento relativo,.Todas as restaurações serão avaliadas por meio do sistema de avaliação do USPHS modificado. Dois examinadores calibrados e diferentes dos operadores realizarão as avaliações nos intervalos de tempo estipulados: inicial imediato (baseline), 6 e 12 meses. Os resultados serão submetidos à análise estatística com o teste exato de Fisher ou o teste Qui-quadrado. As comparações intra-grupos serão realizadas com o teste de McNemar. O teste de regressão logística multivariada será utilizado para avaliar se alguma característica inicial das lesões influenciará na retenção das restaurações ao longo do tempo. Todos os testes serão realizados ao nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHINOHARA, MIRELA SANAE; MARAO DE ANDRADE CARVALHO, PAULO ROBERTO; MARCON, LAERCIO NEVES; MARDEGAN GONCALVES, DIEGO FELIPE; DE SOUZA E SILVA RAMOS, FERNANDA; FAGUNDES, TICIANE CESTARI. Randomized clinical trial of different adhesion strategies in noncarious cervical lesion restorations: 1-year follow-up. Quintessence International, v. 51, n. 5, p. 352-363, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.