Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade ANTI-hRSV da quercetina e seus derivados acetilados

Processo: 14/12298-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2014 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Karina Alves de Toledo
Beneficiário:Karina Alves de Toledo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Fátima Pereira de Souza ; Luis Octávio Regasini
Bolsa(s) vinculada(s):14/22637-3 - AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-hRSV DA QUERCETINA E SEUS DERIVADOS ACETILADOS, BP.TT
Assunto(s):Vírus sincicial respiratório humano  Antivirais  Quercetina  Imunidade inata  Interações vírus-célula 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imunidade aplicada | imunidade inata | Interação vírus-célula | quercetina | Vírus Sincicial Respiratório | Imunidade inata

Resumo

No mundo, estima-se que exista cerca de 12 milhões de casos grave e 3 milhões de casos muito graves de infecção do trato respiratório inferior em crianças. Dentre os agentes etiológicos destas infecções, o vírus sincicial respiratório (RSV) que contribui no desenvolvimento de vários dos casos de bronquiolite, pneumonia e infecções pulmonares obstrutivas crônicas em pessoas de todas as idades, principalmente crianças e idosos. Nestes casos, a infecção pelo RSV resulta em altas taxas de morbidade e mortalidade. Estudos de biotecnologia e nanotecnologia têm avançado rapidamente no desenvolvimento de sistemas modernos de detecção para RSV. Por outro lado, a despeito de décadas de inúmeras pesquisas em busca de compostos anti-RSV, atualmente não existem vacinas ou medicamentos eficazes para esta infecção viral. Considerando-se o ciclo de vida do RSV existem numerosos modos para interferir no curso de uma infecção viral: replicação, transcrição e fusão. Muitos dos compostos estudados são compostos químicos naturais e sintéticos (alcalóides, esteróides, flavonóides) que atuam como inibidores de fusão e moléculas RNA anti-sense. A quercetina é um flavonóide que possui diversos efeitos farmacológicos, incluindo anti-inflamatória, anti-oxidante, anti-cancro, efeitos anti-anafilaxia e contra o envelhecimento. Estudos preliminares demonstraram que quercetina possui ação virucida sobre RSV, além de inibir sua replicação. No entanto, não se tem conhecimento do quão promissora é a atividade antiviral de quercetina sobre o vírus RSV. Assim, os objetivos deste trabalho é compreender a ação de quercetina sobre as fases do ciclo replicativo do RSV. Para tanto, quercetina será incubada com células permissivas à infecção por RSV (Hep-2) em diferentes em diferentes protocolos de pré- e pós-tratamento, virucida e fases dos ciclo de infecção viral (adesão, internalização, replicação e externalização). Paralelamente, moléculas estruturalmente modificadas de quercetina (quercetinas acetiladas) serão testadas com o intuito de melhorarmos sua performance como composto antiviral. O desenvolvimento deste projeto poderá auxiliar na busca por compostos efetivos na prevenção e/ou tratamento das infecções por RSV. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA LOPES, BRUNO RAFAEL; DA COSTA, MIRIAN FELICIANO; RIBEIRO, AMANDA GENOVA; DA SILVA, TIAGO FRANCISCO; LIMA, CAROLINE SPRENGEL; CARUSO, ICARO PUTINHON; DE ARAUJO, GABRIELA CAMPOS; KUBO, LETICIA HIROMI; IACOVELLI, FEDERICO; FALCONI, MATTIA; et al. Quercetin pentaacetate inhibits in vitro human respiratory syncytial virus adhesion. VIRUS RESEARCH, v. 276, . (14/12298-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: