Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de um sistema de informação nominal de imunização: Sistema Juarez, Araraquara, SP

Processo: 14/05183-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2014 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Sayuri Sato
Beneficiário:Ana Paula Sayuri Sato
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Edmar Martineli ; Eliseu Alves Waldman ; Laura Cunha Rodrigues
Assunto(s):Sistemas de informação  Equidade em saúde  Vacinação  Imunização  Programas de imunização  Cobertura vacinal  Araraquara (SP) 

Resumo

A vacinação é considerada uma das medidas mais custo-efetivas e seguras na prevenção de doenças infecciosas. Sua efetividade está condicionada a elevadas coberturas e à equidade do acesso a vacinas. No entanto, as estimativas de cobertura são baseadas em dados administrativos e apresentam limitações, ocultando grandes diferenciais intra-urbanos. Sistemas de informação nominal de imunização estão em pleno desenvolvimento no Brasil e são ferramentas úteis para o agendamento de vacinas, identificação e busca de faltosos e monitoramento das coberturas vacinais. Objetivos: Avaliar um sistema de informação nominal de imunização, quanto à maturidade da base de dados, oportunidade de captura dos dados e sensibilidade para mensuração de níveis de coberturas vacinais, no período de 2000 a 2013. Pretende-se verificar a sua aplicação na análise da cobertura, homogeneidade e segurança das ações de vacinação, avaliando também o impacto da incorporação de novas vacinas no calendário nacional de rotina nesses indicadores, no município de Araraquara-SP. Métodos: Trata-se de um estudo ecológico de séries temporais que será realizado com dados de crianças até dois anos de idade cadastradas no Sistema Juarez, de 2000 a 2013, residentes em Araraquara e que não foram a óbito antes de completar 2 anos de idade. Serão realizados linkages entre o sistema Juarez, Sistema de Informação de Nascidos Vivos e o Sistema de Informação de Mortalidade. Para a análise de série temporal, modelos de regressão polinomial serão utilizados, sendo as variáveis dependentes os indicadores de desempenho do sistema, cobertura vacinal e eventos adversos. O projeto será submetido para aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VINICIUS LEATI DE ROSSI FERREIRA; ELISEU ALVES WALDMAN; LAURA CUNHA RODRIGUES; EDMAR MARTINELI; ÂNGELA APARECIDA COSTA; MARTA INENAMI; ANA PAULA SAYURI SATO. Avaliação de coberturas vacinais de crianças em uma cidade de médio porte (Brasil) utilizando registro informatizado de imunização. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 9, . (14/05183-9)
ANA PAULA SAYURI SATO; VINÍCIUS LEATI DE ROSSI FERREIRA; MÁRCIA DE CANTUÁRIA TAUIL; LAURA CUNHA RODRIGUES; MARIANA BERNARDES BARROS; EDMAR MARTINELI; ÂNGELA APARECIDA COSTA; MARTA INENAMI; ELISEU ALVES WALDMAN. Uso de registro informatizado de imunização na vigilância de eventos adversos pós-vacina. Revista de Saúde Pública, v. 52, . (14/11714-7, 14/05183-9)
MÁRCIA DE CANTUÁRIA TAUIL; ANA PAULA SAYURI SATO; ÂNGELA APARECIDA COSTA; MARTA INENAMI; VINÍCIUS LEATI DE ROSSI FERREIRA; ELISEU ALVES WALDMAN. Coberturas vacinais por doses recebidas e oportunas com base em um registro informatizado de imunização, Araraquara-SP, Brasil, 2012-2014. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 26, n. 4, p. 835-846, . (14/11714-7, 14/05183-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.