Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de um sistema de informação nominal de imunização: Sistema Juarez, Araraquara, SP

Processo: 14/05183-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2014 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Sayuri Sato
Beneficiário:Ana Paula Sayuri Sato
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Edmar Martineli ; Eliseu Alves Waldman ; Laura Cunha Rodrigues
Assunto(s):Sistemas de informação  Equidade em saúde  Vacinação  Imunização  Programas de imunização  Cobertura vacinal  Araraquara (SP) 

Resumo

Introdução: A vacinação é considerada uma das medidas mais custo-efetivas e seguras na prevenção de doenças infecciosas. Sua efetividade está condicionada a elevadas coberturas e à equidade do acesso a vacinas. No entanto, as estimativas de cobertura são baseadas em dados administrativos e apresentam limitações, ocultando grandes diferenciais intra-urbanos. Sistemas de informação nominal de imunização estão em pleno desenvolvimento no Brasil e são ferramentas úteis para o agendamento de vacinas, identificação e busca de faltosos e monitoramento das coberturas vacinais. Objetivos: Avaliar um sistema de informação nominal de imunização, quanto à maturidade da base de dados, oportunidade de captura dos dados e sensibilidade para mensuração de níveis de coberturas vacinais, no período de 2000 a 2013. Pretende-se verificar a sua aplicação na análise da cobertura, homogeneidade e segurança das ações de vacinação, avaliando também o impacto da incorporação de novas vacinas no calendário nacional de rotina nesses indicadores, no município de Araraquara-SP. Métodos: Trata-se de um estudo ecológico de séries temporais que será realizado com dados de crianças até dois anos de idade cadastradas no Sistema Juarez, de 2000 a 2013, residentes em Araraquara e que não foram a óbito antes de completar 2 anos de idade. Serão realizados linkages entre o sistema Juarez, Sistema de Informação de Nascidos Vivos e o Sistema de Informação de Mortalidade. Para a análise de série temporal, modelos de regressão polinomial serão utilizados, sendo as variáveis dependentes os indicadores de desempenho do sistema, cobertura vacinal e eventos adversos. O projeto será submetido para aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VINICIUS LEATI DE ROSSI FERREIRA; ELISEU ALVES WALDMAN; LAURA CUNHA RODRIGUES; EDMAR MARTINELI; ÂNGELA APARECIDA COSTA; MARTA INENAMI; ANA PAULA SAYURI SATO. Avaliação de coberturas vacinais de crianças em uma cidade de médio porte (Brasil) utilizando registro informatizado de imunização. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 9, p. -, 2018.
SAYURI SATO, ANA PAULA; DE ROSSI FERREIRA, VINICIUS LEATI; TAUIL, MARCIA DE CANTUARIA; RODRIGUES, LAURA CUNHA; BARROS, MARIANA BERNARDES; MARTINELI, EDMAR; COSTA, ANGELA APARECIDA; INENAMI, MARTA; WALDMAN, ELISEU ALVES. Use of electronic immunization registry in the surveillance of adverse events following immunization. Revista de Saúde Pública, v. 52, p. -, 2018. Citações Web of Science: 1.
MÁRCIA DE CANTUÁRIA TAUIL; ANA PAULA SAYURI SATO; ÂNGELA APARECIDA COSTA; MARTA INENAMI; VINÍCIUS LEATI DE ROSSI FERREIRA; ELISEU ALVES WALDMAN. Coberturas vacinais por doses recebidas e oportunas com base em um registro informatizado de imunização, Araraquara-SP, Brasil, 2012-2014. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 26, n. 4, p. -, Dez. 2017.
SAYURI SATO, ANA PAULA. National Immunization Program: Computerized System as a tool for new challenges. Revista de Saúde Pública, v. 49, 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.