Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos epigenéticos em dependentes de crack

Processo: 13/00659-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2014 - 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Homero Pinto Vallada Filho
Beneficiário:Homero Pinto Vallada Filho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genética molecular  Epigênese genética  Metilação  Usuários de drogas  Cocaína crack  Biblioteca gênica  Fenótipo 

Resumo

O consumo de cocaína e mais recentemente de crack tem aumentado e se disseminado por todo o Brasil durante os últimos vinte anos, tornando-se um grave problema de saúde pública. Na tentativa de contribuir para essa difícil e complexa solução da dependência de drogas, nosso grupo de pesquisa tem trabalhado há mais de dez anos em investigações genético-moleculares na busca de fatores de riscos biológicos para a dependência ao crack/cocaína. O presente projeto apresenta três partes: (1) coletaremos a saliva para extração de DNA de aproximadamente mil dependentes de crack de uma pesquisa epidemiológica em andamento (coordenado pelos Profs. Ronaldo Laranjeira e Marcelo Riberio). (2) investigaremos o padrão de metilação de todo o genoma de 50 dependentes de crack e compararemos com o padrão de metilação dos genomas de 50 indivíduos controle, (3) estudaremos o padrão de metilação de genes específicos, a partir dos resultados do estudo de metilação global, em três grupos: 1.000 dependentes de crack (recém coletados da amostra epidemiológica), em aproximadamente 700 pacientes de nosso banco de DNA (400 dependentes por cocaína, 200 por cocaína e crak e 100 dependentes exclusivamente por crack), e em um grupo controle (aproximadamente 1.000) também oriundos do banco de DNA. Trata-se de um estudo original utilizando a maior amostra mundial para esse tipo de investigação e fenótipo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROLINE CAMILO; MARIANA MASCHIETTO; HENRIQUE C. VIEIRA; ANA C. TAHIRA; GISELE R. GOUVEIA; ANA C. FEIO DOS SANTOS; ANDRÉ B. NEGRÃO; MARCELO RIBEIRO; RONALDO LARANJEIRA; HOMERO VALLADA; HELENA BRENTANI. Genome-wide DNA methylation profile in the peripheral blood of cocaine and crack dependents. Revista Brasileira de Psiquiatria, n. ahead, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.