Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de apoio ao projeto e desenvolvimento de ambientes e aplicações educacionais móveis

Processo: 14/03389-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2014 - 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Ellen Francine Barbosa
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de software  Ensino e aprendizagem  Tecnologia educacional  Dispositivos móveis  Aprendizagem móvel  Educação a distância 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambientes e Aplicações Educacionais Móveis | Aprendizagem Móvel | Arquiteturas de Referência | Linha de produtos de software | Modelo de Qualidade | Engenharia de Software

Resumo

O desenvolvimento e a utilização de tecnologias computacionais como apoio ao ensino e aprendizagem, aliados à evolução da computação móvel, têm contribuído significativamente no estabelecimento de uma nova modalidade de ensino conhecida como aprendizagem móvel ou mobile learning (m-learning). Entretanto, apesar dos benefícios e facilidades proporcionadas com respeito ao ensino e aprendizagem, os ambientes/aplicações educacionais móveis existentes também apresentam problemas e desafios a serem explorados. O presente projeto de pesquisa insere-se neste contexto, visando ao estabelecimento de mecanismos de apoio ao projeto e desenvolvimento de ambientes/aplicações para aprendizagem móvel. Nesse cenário, um dos aspectos relevantes a ser investigado refere-se ao estabelecimento e adoção de padrões arquiteturais. De fato, grande parte dos ambientes/aplicações é construída de forma isolada, possuindo arquiteturas e estruturas próprias, o que pode impactar negativamente a capacidade de padronização e reúso. Assim, tem-se como principal objetivo investigar e definir uma arquitetura de referência voltada para ambientes/aplicações de aprendizagem móvel. O estabelecimento de um modelo de qualidade e a definição de uma linha de produtos no domínio de ambientes/aplicações educacionais móveis também devem ser abordados, constituindo os objetivos secundários pretendidos. A partir dos resultados obtidos, espera-se contribuir para a evolução e reúso desses ambientes/aplicações, possibilitando ainda o aumento na qualidade e a redução de custos durante o seu desenvolvimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (11)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOAD, GUSTAVO WILLIANS; FIORAVANTI, MARIA LYDIA; FALVO, VENILTON, JR.; MARCOLINO, ANDERSON; DUARTE FILHO, NEMESIO FREITAS; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. ReqML-Catalog: The Road to a Requirements Catalog for Mobile Learning Applications. 2017 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), v. N/A, p. 9-pg., . (14/03389-9)
FIORAVANTI, MARIA LYDIA; DUARTE FILHO, NERNESIO F.; FRONZA, LUCAS BORTOLINI; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; BUI, TX; SPRAGUE, R. Towards a Mobile Learning Environment using Reference Architectures. PROCEEDINGS OF THE 50TH ANNUAL HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, v. N/A, p. 10-pg., . (13/07375-0, 14/03389-9)
FIORAVANTI, MARIA LYDIA; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. A Systematic Mapping on Pedagogical Patterns. 2016 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), v. N/A, p. 9-pg., . (14/03389-9)
CHOMA NETO, JOAO; GAIESKI, TATIANE F. P.; AMARAL, ALINE M. M. MIOTTO; COLANZI, THELMA ELITA; IEEE. Quanti-qualitative Analysis of a Memetic Algorithm to optimize Product Line Architecture Design. 2018 IEEE 30TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON TOOLS WITH ARTIFICIAL INTELLIGENCE (ICTAI), v. N/A, p. 8-pg., . (14/03389-9)
CHOMA NETO, JOAO; DA SILVA, CRISTIANO HERCULANO; COLANZI, THELMA ELITA; MALACHINI MIOTTO AMARAL, ALINE MARIA. Are MAs profitable to search-based PLA design?. IET Software, v. 13, n. 6, p. 587-599, . (14/03389-9)
MARCOLINO, ANDERSON S.; BARBOSA, ELLEN F.; IEEE. Evolving a Mobile Learning Software Product Line for the Teaching of Programming through an Industry Practitioner Perspective. 2020 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2020), v. N/A, p. 9-pg., . (14/03389-9)
SOAD, GUSTAVO WILLIANS; DUARTE FILHO, NEMESIO F.; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Quality Evaluation of Mobile Learning Applications. 2016 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), v. N/A, p. 8-pg., . (14/03389-9)
MARCOLINO, ANDERSON S.; SANTOS, ALEF; SCHAEFER, MARCO; BARBOSA, ELLEN F.; IEEE. Towards a Catalog of Gestures for M-learning Applications for the Teaching of Programming. 2018 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), v. N/A, p. 9-pg., . (14/03389-9)
MARCOLINO, ANDERSON S.; BARBOSA, ELLEN F.; BUI, TX; SPRAGUE, R. Towards a Software Product Line Architecture to Build M-Learning Applications for the Teaching of Programming. PROCEEDINGS OF THE 50TH ANNUAL HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, v. N/A, p. 10-pg., . (13/07375-0, 14/03389-9)
BORGES, VANESSA ARAUJO; NOGUEIRA, BRUNO MAGALHAES; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. A multidimensional data model for the analysis of learning management systems under different perspectives. 2016 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), v. N/A, p. 8-pg., . (14/03389-9)
MARCOLINO, ANDERSON S.; BARBOSA, ELLEN; IEEE. Towards an M-learning Requirements Catalog for the Development of Educational Applications for the Teaching of Programming. 2016 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), v. N/A, p. 5-pg., . (14/03389-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.