Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcadores de suscetibilidade à poluição do ar

Processo: 14/50110-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Vigência: 01 de julho de 2014 - 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Beneficiário:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas  Homeostase  Inflamação  Metilação de DNA  Poluição atmosférica 

Resumo

Mudanças epigenéticas modificam o padrão de expressão gênica sem alterar a sequência do DNA, sendo que os três mecanismos mais importantes são metilação do DNA, metilação/acetilação das histonas e silenciamento de microRNA. A inflamação é uma resposta fisiológica complexa de um organismo a estímulos nocivos. A inflamação crônica é causa subjacente de doenças cardiovasculares, pulmonares e diabetes. Poluentes do ar ambiente provocam a ruptura do equilíbrio homeostático dos organismos a elas expostos, gerando estresse oxidativo celular e estabelecendo inflamação. O objetivo do presente trabalho é identificar diferenças no padrão de metilação das regiões promotoras dos genes das citocinas TNFL (inflamatória) e IL-10 (antiinflamatória), entre indivíduos já identificados como suscetíveis ou não à poluição, no que diz respeito à resposta inflamatória. O banco de DNA a ser utilizado provém de um grupo de profissionais da cidade de São Paulo: controladores de tráfego da CET, taxistas e profissionais do Instituto Florestal. A carga individual de PM2,5 recebida foi medida por 24 horas, em 4 ocasiões separadas por uma semana e, nas mesmas ocasiões, todos os indivíduos passaram por exames clínicos e laboratoriais no HCFMUSP. A mensuração de metilação nos promotores dos genes escolhidos será feita por pirossequenciamento, após derivatização da citosina por bissulfito de sódio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATSUDA, MONIQUE; BONATTI, RODOLFO; MARQUEZINI, MONICA V.; GARCIA, MARIA L. B.; SANTOS, UBIRATAN P.; BRAGA, ALFESIO L. F.; ALVES, MILTON R.; SALDIVA, PAULO H. N.; MONTEIRO, MARIO L. R. Lacrimal Cytokines Assessment in Subjects Exposed to Different Levels of Ambient Air Pollution in a Large Metropolitan Area. PLoS One, v. 10, n. 11 NOV 20 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.