Busca avançada
Ano de início
Entree

História da saúde coletiva no estado de São Paulo: emergência e desenvolvimento de um campo de saber e práticas

Resumo

Este estudo se localiza na linha de pesquisa: "História das práticas médicas e de saúde no Brasil", que vem sendo desenvolvida desde 2006 no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina-USP e dá destaque à realidade paulista. Foram realizadas pesquisas que abrangeram o período de 1920-1950, identificando-se a partir dos anos 1950, a emergência e consolidação de campos especializados dentro da Saúde, entre eles a Saúde Pública. Busca-se no atual projeto, o estudo dos períodos subseqüentes (1960-2013) com ênfase no aprofundamento da 'constituição da Saúde Coletiva no Estado de São Paulo'. Metodologicamente, prevê-se estudo documental, organizado em corpus institucional e acadêmico e produção de entrevistas, nos moldes da História Oral, com os fundadores desse campo e/ou participantes de sua formulação desde o começo. formuladores da Saúde Coletiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Laboratório paulista 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRÉ MOTA; MARIA CRISTINA DA COSTA MARQUES; DANILO FERNANDES BRASILEIRO. Reforma Sanitária e o estado de São Paulo 1970-1980: particularidades regionais e formação de seus trabalhadores. Interface (Botucatu), v. 25, . (13/12137-0, 19/10699-8)
ANDRÉ MOTA; LILIA BLIMA SCHRAIBER; JOSÉ RICARDO DE CARVALHO MESQUITA AYRES. Desenvolvimentismo e preventivismo nas raízes da Saúde Coletiva: reformas do ensino e criação de escolas médicas e departamentos de medicina preventiva no estado de São Paulo (1948-1967). Interface (Botucatu), v. 22, n. 65, p. 337-348, . (13/12137-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.