Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo prospectivo e comparativo do uso de lock terapia profilática com gentamicina/cefazolina versus taurolidina/citrato em cateteres tunelizados para hemodiálise

Processo: 14/06140-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2014 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Daniela Ponce
Beneficiário:Daniela Ponce
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia  Diálise renal  Cateteres venosos centrais  Antibioticoprofilaxia  Prevenção de doenças 

Resumo

Hemodiálise (HD) é a modalidade de terapia renal substitutiva mais amplamente utilizada no mundo, sendo necessária a disponibilidade de acesso vascular adequado para sua realização. Atualmente, o número de cateteres venosos centrais (CVC) tem aumentado como forma de acesso vascular, paralelamente ao envelhecimento da população em diálise e presença de comorbidades como diabetes mellitus. Apesar da vantagem de obtenção imediata de acesso, a forte associação do CVC com infecções de corrente sanguínea (ICS) e consequente elevada morbi-mortalidade vem direcionando diversos estudos com a finalidade de prevenção dos eventos infecciosos relacionados ao uso de CVC na população em HD. Os objetivos deste trabalho serão comparar a eficácia do uso de antibioticoterapia em lock (gentamicina e cefazolina) versus o uso de taurolidina+ citrato em relação às taxas de ICS relacionadas a cateteres tunelizados, assim como avaliar a indução de resistência bacteriana em pacientes hemodialíticos e as complicações mecânicas associadas ao uso de CVC de longa permanência nos dois grupos de tratamento.Trata-se de estudo prospectivo e comparativo do tipo ensaio clínico que avaliará a diferença na densidade de incidência de infecção nos cateteres tunelizados em uso de lock terapia com antibióticos versus uso de solução com ação antimicrobiana, sem a presença de antibióticos. Estudo será realizado com pacientes prevalentes e incidentes em hemodiálise em uso de CVC de longa permanência incidente acompanhados nas Unidades de Diálise do HC-FMB e do HEB, durante 24 meses consecutivos. Os pacientes serão alocados em dois grupos de modo aleatório (sorteio), de acordo com o tipo de tratamento em lock prescrito: Grupo 1: Pacientes em uso de cefazolina + gentamicina + heparinaGrupo 2: Paciente em uso de taurolidina + citrato + heparina Os pacientes permanecerão com as soluções em lock durante o período interdialítico, em torno de 48h, exceto aos finais de semana, quando totalizarão 72h de permanência.Serão excluídos do estudo os pacientes menores de 18 anos, gestantes, com outros tipos de acessos dialíticos que não os cateteres tunelizados e que estejam em vigência de infecção no momento do início do estudo. Foi calculado tamanho amostral de no mínimo 59 pacientes em cada grupo, considerando-se erro alfa de 5%, erro beta de 10%, obtenção de um poder estatístico de 80% e detecção de diferença de taxa de eventos adversos os grupos de 20%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA BUELONI, TRICYA NUNES; MARCHI, DANIEL; CAETANO, CAMILLE; CAVALCANTE, RICARDO DE SOUZA; MENDES AMARAL, MARCELA LARA; PONCE, DANIELA. Cefazolin-gentamicin versus taurolidine-citrate for the prevention of infection in tunneled central catheters in hemodialysis patients: A quasi-experimental trial. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFECTIOUS DISEASES, v. 85, p. 16-21, AUG 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.