Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de metodologia para a extração de feições cartográficas a partir de imagens digitais das superfícies dos planetas Terra, Marte e Mercúrio

Processo: 14/08822-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2014 - 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Erivaldo Antonio da Silva
Beneficiário:Erivaldo Antonio da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/18453-7 - Aplicação de técnicas de morfologia matemática em imagens digitais, BP.TT
14/21311-7 - Aplicação de técnicas de morfologia matemática em imagens digitais, BP.TT
Assunto(s):Mapeamento geográfico  Mercúrio  Sensoriamento remoto  Marte  Mercúrio (planeta)  Terra (planeta) 

Resumo

As imagens de Sensoriamento Remoto têm sido muito utilizadas para apoiar a Cartografia. Estas imagens são empregadas a partir de técnicas de Processamento Digital de Imagens (PDI). Nesse contexto, este projeto tem por objetivo dar continuidade a proposição de metodologias integradas para extração e/ou detecção e tratamento de feições cartográficas utilizando técnicas de Processamento Digital de Imagens incluindo Morfologia Matemática de superfícies planetárias. O resultado da extração e/ou detecção será submetido a controle de qualidade para a verificação da acurácia e precisão obtidas com a aplicação do método proposto e para comprovar a potencialidade do uso na área de cartografia. Serão utilizadas imagens digitais das superfícies dos Planetas Marte, Mercúrio e Terra. No caso da superfície terrestre serão desenvolvidos e/ou aplicados métodos utilizando imagens de entrada processadas por meio Componentes Principais. Os resultados obtidos serão comparados com os obtidos, em projetos anteriores, que foram com a utilização de banda única nos processamentos realizados no caso da extração de alvos na superfície terrestre. Com relação à superfície marciana o foco será na extração e/ou detecção de slopes streaks e, para a superfície de Mercúrio será desenvolvida metodologia para a extração e/ou detecção automática das crateras de impacto. A continuidade das pesquisas por meio deste novo projeto viabilizará a validação da metodologia proposta, quando pertinentes, em projetos anteriores bem como o desenvolvimento de novas metodologias para a extração de crateras de impacto em Mercúrio e slope streaks em Marte. Os resultados a serem obtidos propiciarão a publicação de artigos em periódicos científicos arbitrados, principalmente internacionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
Olhar eletrônico 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEGRI, ROGERIO GALANTE; DA SILVA, ERIVALDO ANTONIO; CASACA, WALLACE. Inducing Contextual Classifications With Kernel Functions Into Support Vector Machines. IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters, v. 15, n. 6, p. 962-966, JUN 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.