Busca avançada
Ano de início
Entree

Governance, sustainability and climate issues in urban environment: the role of scientific knowledge and networks in building adaptive capacity to respond to climate impact

Processo: 14/50313-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2014 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Convênio/Acordo: University of Michigan
Pesquisador responsável:Gabriela Marques Di Giulio
Beneficiário:Gabriela Marques Di Giulio
Pesq. responsável no exterior: Maria Carmen Lemos
Instituição no exterior: University of Michigan, Estados Unidos
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/17665-5 - Clima, ambiente urbano e qualidade de vida: um estudo sobre riscos e sustentabilidade na cidade de São Paulo, AP.PFPMCG.R
Assunto(s):Sociologia ambiental  Ambientes urbanos  Impactos ambientais  Construção do conhecimento 

Resumo

As mudanças climáticas têm se tornado foco de política e planejamento para as cidades. A crescente compreensão de que ações de mitigação não serão suficientes para evitar os impactos climáticos (IPCC AR5) têm levado a um aumento no número de cidades que apresentam planos de adaptação - reconhecendo, assim, os riscos associados às mudanças climáticas - no presente e no futuro - e os impactos nos seus sistemas socioecológicos. Contudo, há ainda muitas outras cidades em situação de risco que permanecem menos proativas. As razões são conhecidas: limitações econômicas, institucionais e políticas que reduzem a habilidade destas cidades em prover serviços básicos, infraestrutura e suporte às populações e ecossistemas. Como podemos construir capacidade adaptativa para estas cidades para responder às mudanças climáticas? Pesquisadores têm identificado recursos e estruturas de governança que aumentam as chances de uma adaptação bem sucedida. Compreender como esses recursos interagem positivamente e negativamente, é essencial para construir cidades mais resilientes e sustentáveis. Com vistas a investigar estas questões na cidade de São Paulo, nosso projeto de pesquisa propõe atividades de intercâmbio entre pesquisadores e estudantes da Universidade de São Paulo e da Universidade de Michigan, entre setembro de 2014 e setembro de 2015 (12 meses). O projeto busca promover intercâmbios de conhecimentos e experiências, integrar os dados de pesquisas resultantes de dois projetos em andamento financiados pela FAPESP (proc. 2013/17665-5) e Graham Institute (http://graham.umich.edu/glaac) e estabelecer as bases para um quadro teórico e metodológico colaborativo para analisar adaptação climática em cidades. Como parte do projeto, organizaremos um workshop ("Climslte, cities and governance: articulating production and use of knowledege") e um curso de curta duração ("Adaptive capacity and sustainable cities frameworks). Propomos também estabelecer as bases para a submissão de um projeto de pesquisa futuro à FAPESP e agência de financiamento norte-americana, bem como escrever artigo em coautoria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mudanças climáticas exigem adaptações, mas ainda não são prioridade 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DI GIULIO, GABRIELA MARQUES; BARBIERI BEDRAN-MARTINS, ANA MARIA; VASCONCELLOS, MARIA DA PENHA; RIBEIRO, WAGNER COSTA; LEMOS, MARIA CARMEN. Mainstreaming climate adaptation in the megacity of Sao Paulo, Brazil. CITIES, v. 72, n. B, p. 237-244, FEB 2018. Citações Web of Science: 1.
GABRIELA MARQUES DI GIULIO; ANA MARIA BEDRAN MARTINS; MARIA CARMEN LEMOS. Adaptação climática: Fronteiras do conhecimento para pensar o contexto brasileiro. Estudos avançados, v. 30, n. 88, p. 25-41, Dez. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.