Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de custo-efetividade de estratégias de rastreamento de câncer de colo de útero no Brasil

Processo: 14/50042-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Vigência: 01 de julho de 2014 - 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Patricia Coelho de Soárez
Beneficiário:Patricia Coelho de Soárez
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/03325-3 - Análise de custo-efetividade de estratégias de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil, BP.TT
15/01784-0 - Análise de custo-efetividade de estratégias de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil, BP.TT
Assunto(s):Avaliação de custo-efetividade  Neoplasias do colo uterino  Imunização  Infecções por Papillomavirus  Papillomaviridae  Vacinas contra Papillomavirus 

Resumo

O rastreamento do câncer de colo do útero vem reduzindo a mortalidade por este câncer no Brasil. Outra forma de prevenção é a imunização contra a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). A vacina será oferecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a partir de 2014. Porém a vacinação não substitui o rastreamento desse câncer, visto que haverá somente imunização de meninas de 9 a 13 anos e proteção contra os tipos oncogênicos 16 e 18. A incorporação do programa de vacinação interfere nos resultados do programa de rastreamento, pois leva a diminuição dos casos de câncer e lesões precursoras. Existe a necessidade de explorar novas estratégias de rastreamento, considerando que, além do Papanicolau, existem outros testes, como o de citologia líquida e os de detecção do DNA do HPV. Esse estudo será o primeiro projeto a avaliar o custo-efetividade de estratégias de rastreamento do câncer do colo do útero, considerando hipotéticas coortes vacinadas e não vacinadas no Brasil na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade. O estudo acompanhará com o modelo de análise de decisão de Markov, mulheres dos 25 anos até a sua morte e apresentará a razão de custo-efetividade incremental (RCEI). Os parâmetros destes modelos serão estimados a partir de dados secundários (revisão da literatura, sistemas de informação em Saúde e inquéritos populacionais). A parceria com a Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP) permitirá o uso do banco de dados com resultados dos exames de citologia cervical (Papanicolau) realizados na FOSP, para construção das estimativas epidemiológicas a serem incorporadas no modelo de decisão. Análises de sensibilidade univariadas, multivariadas e probabilísticas serão conduzidas a fim de avaliar a robustez dos resultados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KODAIRA VISCONDI, JULIANA YUKARI; FAUSTINO, CHRISTINE GRUTZMANN; CAMPOLINA, ALESSANDRO GONCALVES; ITRIA, ALEXANDER; DE SOAREZ, PATRICIA COELHO. Simple but not simpler: a systematic review of Markov models for economic evaluation of cervical cancer screening. Clinics, v. 73, p. -, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.