Busca avançada
Ano de início
Entree

Foto e termo-oxidação de hidrocarbonetos catalisada por complexos de metais de transição (V, Cu, Os, Fe, Mn e outros)

Processo: 14/09136-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 15 de setembro de 2014 - 13 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Dalmo Mandelli
Beneficiário:Dalmo Mandelli
Pesquisador visitante: Mikhail Mikhailovich Vinogradov
Inst. do pesquisador visitante: Russian Academy of Sciences (RAS), Rússia
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Química verde  Oxidação  Catálise  Hidrocarbonetos  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

Uma área importante de pesquisa na química neste início de século XXI se refere ao desenvolvimento de novos sistemas catalíticos eficientes e seletivos para a funcionalização dos alcanos, os principais constituintes do petróleo e gás natura. No entanto, a realização prática desta tarefa se depara com sérias dificuldades, devido à elevada inércia de alcanos. Estes hidrocarbonetos normalmente não reagem com reagentes "normais" que oxidam muito mais facilmente compostos mais reativos como olefinas, álcoois, aminas, entre outros. Solventes orgânicos clássicos, como álcoois ou cetonas, muitas vezes não são apropriados para as reações de oxidação de hidrocarbonetos saturados já que o solvente, e não o substrato, acaba sendo oxidado. Adicionalmente, os alcanos são oxigenados formando produtos que são mais reativos do que o substrato inicial. Nosso grupo de pesquisa possui uma longa parceria com pesquisadores russos do Semenov Institute of Chemical-Physics e do A.N. Nesmeyanov Institute of Organoelement Compounds, ao qual o Dr. Mikhail M. Vinogradov, pesquisador visitante beneficiado nesta proposta, está vinculado. O Dr. Vinogradov irá colaborar com resultados de laboratório de pesquisa no projeto CAPES A017_2013 (Catálise verde na oxidação de produtos naturais - produção de matéria-prima renovável para a indústria química), vinculado a esta proposta. O pesquisador passaria três meses na UFABC trabalhando diretamente no laboratório de pesquisa na síntese, caracterização e avaliação de atividade catalítica de novos complexos organometálicos à base de V, Cu, Os, Fe, Mn e outros na oxidação de hidrocarbonetos. Adicionalmente o pesquisador irá ministrar a palestra intitulada "Modern organometallic and inorganic catalysis", que será divulgada na Rede Brasileira de Catálise para que outros pesquisadores do Estado de São Paulo e do Brasil possam estar presentes. Também participará regularmente das reuniões de grupo onde seriam discutidos os resultados dos demais projetos desenvolvidos em nossos laboratórios na UFABC. Sua visita à UFABC seria de grande importância para promover eventuais colaborações com os pesquisadores da Universidade. O Dr. Vinogradov ainda irá participar de bancas de dissertação de mestrado e/ou tese de doutorado no Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da UFABC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHUL'PINA, LIDIA S.; KUDINOV, ALEKSANDR R.; MANDELLI, DALMO; CARVALHO, WAGNER A.; KOZLOV, YURIY N.; VINOGRADOV, MIKHAIL M.; IKONNIKOV, NIKOLAY S.; SHUL'PIN, GEORGIY B. Oxidation of alkanes and benzene with hydrogen peroxide catalyzed by ferrocene in the presence of acids. JOURNAL OF ORGANOMETALLIC CHEMISTRY, v. 793, p. 217-231, SEP 15 2015. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.