Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de nanopartículas poliméricas com estímulo resposta, obtidas via polimerização em emulsão e em miniemulsão para produção de carpete reciclável

Processo: 13/25619-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2014 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Maurício Pinheiro de Oliveira
Beneficiário:Maurício Pinheiro de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados:Fernando Henrique Cristovan ; Lilia Müller Guerrini
Assunto(s):Polímeros (materiais)  Copolímeros  Polimerização  Nanopartículas  Aproveitamento de subprodutos  Indústria automobilística 

Resumo

Os carpetes automotivos e industriais são produzidos a partir de fibras de poli(tereftalato de etileno) (PET) impregnadas com copolímeros em emulsão aquosa, os quais impossibilitam a reciclagem e a reutilização das fibras para produção de novos carpetes. Atualmente, 35% da produção de carpetes é composta por aparas e sobras do processo de fabricação, as quais são incineradas ou dispostas em aterros sanitários. Neste contexto, a obtenção de nanopartículas poliméricas com múltiplo estímulo resposta, que possibilita a reemulsificação/redispersão do filme polimérico e posterior reutilização das fibras do carpete são de grande interesse acadêmico e industrial. O objetivo deste projeto de pesquisa é sintetizar nanopartículas poliméricas com multi-estímulos resposta para produção de carpetes, visando à reutilização das fibras e das nanopartículas poliméricas para produção de novos materiais. As nanopartículas poliméricas serão obtidas via copolimerização em emulsão e em miniemulsão dos monômeros: estireno (STy), acrilato de n-butila (ABu) e dimetacrilato de etileno glicol (EGDMA). Serão utilizados três estabilizantes poliméricos para obtenção das nanopartículas poliméricas, obtidos via: (i) copolimerização do ácido metacrílico (AMA) com o N,N-dietilaminoetil metacrilato (DEAEMA), (ii) copolimerização do ácido metacrílico com a metacrilamida (MA) e (iii) amido de mandioca modificado com grupo catiônico. As nanopartículas poliméricas serão caracterizadas e utilizadas para produção dos carpetes, os quais serão avalidados em relação à estabilidade mecânica das peças, reemulsificação do filme formado e a reutilização das fibras e das nanopartículas. Este projeto de pesquisa será desenvolvido com apoio da BASF S.A. e do grupo de processamento de polímeros do ICT-UNIFESP. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAMUEL AUGUSTO DOS SANTOS; MARLON SANDRO DOS SANTOS; MAURÍCIO PINHEIRO DE OLIVEIRA. Efeito dos ácidos itacônico e fumárico na copolimerização em emulsão do estireno com acrilato de n-butila para produção de argamassa cimentícia. MATERIA-RIO DE JANEIRO, v. 24, n. 3, p. -, 2019.
LAURA ALVES CAMPOS; SAMUEL A. SANTOS; FÁBIO HENRIQUE FRANCO; MARLON SANDRO DOS SANTOS; LÍLIA MÜLLER GUERRINI; MAURÍCIO PINHEIRO DE OLIVEIRA. Influência da concentração dos monômeros de acrilato e metacrilato de hidroxipropila na copolimerização em emulsão do estireno com acrilato de n-butila e acrilonitrila para produção de adesivos.. MATERIA-RIO DE JANEIRO, v. 24, n. 3, p. -, 2019.
MESSMER, NIGEL RODERICK; GUERRINI, LILIA MUELLER; OLIVEIRA, MAURICIO PINHEIRO. Effect of unmodified kraft lignin concentration on the emulsion and miniemulsion copolymerization of styrene with n-butyl acrylate and methacrylic acid to produce polymer hybrid latex. POLYMERS FOR ADVANCED TECHNOLOGIES, v. 29, n. 3, p. 1094-1106, MAR 2018. Citações Web of Science: 2.
MESSMER, NIGEL R.; ANJOS, ERICK G. R.; GUERRINI, LILIA M.; OLIVEIRA, MAURICIO P. Effect of geometry and hybrid adhesive on strength of finger joints of Pinus elliottii subject to humidity and temperature. JOURNAL OF ADHESION, v. 94, n. 8, p. 597-614, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.