Busca avançada
Ano de início
Entree

Origem e evolução da cunha sublitoral progradante da Ilha de São Sebastião (plataforma continental interna setor Santos-Ubatuba)

Processo: 14/08295-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2014 - 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Isabel Montoya Montes
Beneficiário:Isabel Montoya Montes
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Francisco José Lobo Sánchez ; Javier Alcántara Carrio ; Luis Somoza Losada ; María José Sánchez García ; Michel Michaelovitch de Mahiques ; Paola Maria Castellano Ossa Fernandes ; Rubens Cesar Lopes Figueira ; Silvia Albarracín González
Assunto(s):Plataforma continental  Circulação oceânica  Hidrodinâmica da plataforma continental  Sedimentologia marinha  Paleoceanografia  São Sebastião (SP) 

Resumo

A sedimentação atual na margem sudeste brasileira, é determinada pelos processos hidrodinâmicos na plataforma e a dinâmica de massas de agua oceânica. Este projeto pretende a caracterização da Cunha Sublitoral Progradante da Ilha de São Sebastião. Se parte da hipótese da formação da cunha relacionada com a convergência de correntes procedentes do Norte e do Sul, sendo esta região de São Sebastião seu ponto de confluência. A falta de cursos fluviais importantes com capacidade para aportar os sedimentos suficientes para gerar corpos sedimentares de tal envergadura, sugere uma origem destes depósitos relacionada com os processos hidrodinâmicos da plataforma continental. Propõe-se o uso integrado de técnicas geofísicas e sedimentológicas, associado a um controle cronológico de detalhe. Espera-se obter uma caracterização da cunha progradante e dos processos dinâmicos responsáveis da sua formação e evolução, estabelecendo a evolução paleoceanográfica detalhada da região. (AU)