Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicabilidade do corante composto pelas antocianinas e proantocianidinas do fruto do açaí (Euterpe orelacea) em cromovitrectomia em humanos

Processo: 14/07686-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2014 - 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Eduardo Büchele Rodrigues
Beneficiário:Eduardo Büchele Rodrigues
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Emmerson Badaro Cardoso ; Mauricio Maia ; Michel Eid Farah ; Rafael Ramos Caiado
Assunto(s):Oftalmologia  Córnea  Membrana epirretiniana  Corantes  Açaí  Antocianinas 

Resumo

Recentemente, o uso de corantes naturais foram sugeridos como coadjuvantes na visualização das estruturas pré-retinianas e membranas. Entre eles, podemos citar as antocianinas, que são corantes naturais encontrados em uvas, blueberries, fruto do açaí e em qualquer outro fruto com coloração roxa. Sabe-se que uma das característica das antocianinas é seu efeito antioxidante natural.As antocianinas extraídas do fruto do açaí quando ajustadas a uma concentração de 0,5%, um PH de 7,06 e uma osmolaridade de 304mOsm resultaram em uma solução de coloração roxa. Ao ser testada durante cromovitrectomia em olhos cadavéricos, a solução identificou com facilidade a MLI que revelou uma pigmentação arroxeada. Portanto, existem estudos recentes que ressaltam a importância e a viabilidade clínica do uso das antocianinas provenientes do fruto do açaí (Euterpe oleracea) para se corar de maneira efetiva as estruturas pré-retinianas e membranas em cirurgia vitreorretiniana em olhos humanos cadavéricos. A patente do uso intraocular das antocianinas do fruto do açaí já foi depositada como pedido nacional de Patente sob no P11000244-8 A2 no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) com cessão de direitos para a Universidade Federal de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAIADO, RAFAEL R.; PERIS, CRISTIANE; RODRIGUES, EDUARDO B.; FARAH, MICHEL EID; MAIA, ANDRE; MAGALHAES, OCTAVIANO; NOVAIS, EDUARDO; LIMA-FILHO, ACACIO SOUZA; MAIA, MAURICIO. A new dye based on anthocyanins from the acai fruit (Euterpe oleracea) for chromovitrectomy in humans: clinical trial results. GRAEFES' ARCHIVE FOR CLINICAL AND EXPERIMENTAL OPHTHALMOLOGY, v. 257, n. 3, p. 517-528, MAR 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.