Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelação matemática dos efeitos de contaminantes ambientais, observados isoladamente e em mistura: aplicação à avaliação da mutagenicidade de contaminantes ambientais através do ensaio de Salmonella/microssoma

Processo: 14/13157-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 03 de novembro de 2014 - 02 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Gisela de Aragão Umbuzeiro
Beneficiário:Gisela de Aragão Umbuzeiro
Pesquisador visitante: António José Arsénia Nogueira
Inst. do pesquisador visitante: Universidade de Aveiro (UA), Portugal
Instituição-sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Ecotoxicologia  Genotoxicidade  Mutagênicos 

Resumo

Produtos químicos mutagênicos estão geralmente presentes no ambiente como misturas complexas. Estes podem dar origem a mutações tanto em células germinativas como em células somáticas conduzindo a vários efeitos adversos. A análise dos compostos mutagênicos conhecidos não é suficiente para identificar todos os compostos mutagênicos presentes em amostras ambientais nem tampouco quais os tipos de interação que se podem estabelecer entre eles. O projeto proposto procura complementar o projeto "Diagnostic strains of the Salmonella/microsome assay as a potential tool in Effect Directed Analysis - application to a solution-oriented project", financiado pela FAPESP, que tem como objetivo utilizar estirpes específicas de Salmonella como ferramentas de diagnóstico para ajudar a identificar os principais agentes tóxicos mutagênicos no ambiente aquático. Este projeto contribuirá para o desenvolvimento de soluções para problemas ambientais complexos através a integração dos resultados dos ensaios de Salmonella/microssoma (teste de Ames), recorrendo a modelos matemáticos mecanísticos para descrever o comportamento dos compostos químicos isoladamente e em mistura. Estes modelos têm potencial preditivo e são auxiliares preciosos para a compreensão dos mecanismos biológicos que estão subjacentes aos efeitos observados. Os modelos apresentam ainda potencial para poderem ser utilizadas no âmbito da avaliação de risco de contaminantes ambientais. As atividades complementares propostas, ao envolverem de forma os participantes brasileiros no projeto, constituem uma grande oportunidade, para todos os envolvidos, por permitirem uma partilha de conhecimentos e experiências, permitindo maximizar o impacto da informação gerada pelo projeto original e a transferência de "know how" entre os pesquisadores das duas instituições envolvidas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VACCHI, FRANCINE INFORCATO; VON DER OHE, PETER CARSTEN; DE ALBUQUERQUE, ANJAINA FERNANDES; DE SOUZA VENDEMIATTI, JOSIANE APARECIDA; JESUS AZEVEDO, CARINA CRISTINA; HONORIO, JAQUELINE GONCALVES; DA SILVA, BIANCA FERREIRA; BOLDRIN ZANONI, MARIA VALNICE; HENRY, THEODORE B.; NOGUEIRA, ANTONIO J.; UMBUZEIRO, GISELA DE ARAGADO. Occurrence and risk assessment of an azo dye - The case of Disperse Red 1. Chemosphere, v. 156, p. 95-100, AUG 2016. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.