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III Congresso Nacional de Avaliação em Educação (III CONAVE)

Processo: 14/13948-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 22 de setembro de 2014 - 24 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Adolfo Ignacio Calderón
Beneficiário:Adolfo Ignacio Calderón
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação  Avaliação da aprendizagem  Administração da educação  Ensino de matemática 

Resumo

No período de 22 a 24 de setembro de 2014, ocorrerá na UNESP de Bauru/SP, o III Congresso Nacional de Avaliação em Educação (III CONAVE) que terá como tema: "Avaliação de Sistema e Avaliação Escolar: aproximações necessárias". Os principais objetivos do III CONAVE são: a) Discutir a dimensão pedagógica dos resultados das avaliações educacionais de larga escala para a Educação Básica; b) Realizar reflexões sobre a devolutiva das avaliações educacionais de larga escala aos professores, às unidades escolares e às secretarias de educação visando ao processo de avaliação dos alunos; c) Contribuir com a formação dos professores e alunos de graduação e de pós-graduação acerca da avaliação educacional em larga escala; d) Realizar intercâmbios de conhecimentos e pesquisas nas áreas da avaliação educacional de larga escala e formação de professores da Educação Básica. O Congresso terá diversos espaços para a disseminação do conhecimento, duas grandes conferências, três grandes mesas redondas com moderadores e debatedores e sessões de comunicação e relato de experiência, além de um espaço para lançamentos de livros. A conferência de abertura será ministrada pela Dra. Clarilza Prado de Sousa (PUC/SP), com o tema: Avaliação de sistemas educacionais e planejamento da educação pública. O evento está destinado para pesquisadores, gestores públicos, professores, pesquisadores e estudantes em nível de pós-graduação. As três mesas redondas, alinhadas com o tema do evento, reúnem autoridades públicas, pesquisadores e policy makers. O Comitê científico, que atua sob a modalidade de pares cega, está composto por 20 pesquisadores, doutores, com relevante produção científica no campo da avaliação educacional com foco na avaliação em larga escala, maioritariamente formadores de mestres e doutores, procedentes de diversas instituições de educação superior do país. (AU)