Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento econômico, mercado de trabalho e estrutura ocupacional: um comparativo dos padrões de mobilidade e desigualdade no Brasil e nos Estados Unidos

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe-se a analisar as relações entre o desenvolvimento econômico, a estrutura de ocupações e a distribuição de renda no Brasil e nos Estados Unidos (EUA). Serão analisados fatores associados à demanda por ocupações qualificadas, mobilidade ocupacional, igualdade de oportunidades e desigualdade. Especificamente, deseja-se verificar: i) como a dinâmica econômica nos dois países esteve associada ao crescimento da produtividade do trabalho e à demanda por ocupações mais qualificadas; ii) analisar a dinâmica e determinantes da mobilidade ocupacional, verificando, por exemplo, como características associadas à meritocracia e à origem social ajudam a explicar as possibilidade de ascensão social nos dois países; iii) analisar os impactos da dinâmica da estrutura ocupacional sobre a distribuição de renda no Brasil e nos EUA, identificando eventuais padrões de convergência das estruturas ocupacionais e dos diferenciais de rendimentos dentro e entre os países. As análises basear-se-ão em informações das bases de microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, Brasil) e na Current Population Survey (CPS, EUA) entre 1981 e 2012. O projeto procura fomentar uma parceria de pesquisa entre a Universidade Estadual de Campinas e a Texas A&M University, através de publicações conjuntas e intercâmbio de pesquisadores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEXANDRE GORI MAIA; ARTHUR SAKAMOTO; SHARRON XUANREN WANG. HOW EMPLOYMENT SHAPES INCOME INEQUALITY: A COMPARISON BETWEEN BRAZIL AND THE U.S.. Rev. econ. contemp., v. 23, n. 3, p. -, 2019.
ALEXANDRE GORI MAIA; ARTHUR SAKAMOTO. Does wage reflect labor productivity? A comparison between Brazil and the United States. Rev. Econ. Polit., v. 38, n. 4, p. -, Out. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.